Número foi revelado por Paulo Maia, gerente de tecnologia da Caixa Econômica Federal, durante o segundo dia do Workshop Internacional ODF, realizado dentro da programação do Consegi 2009.

"A informática do governo estava em más condições até o início do governo Lula. Agora, sete anos depois, já é possível afirmar que ela está sob controle, com a transparência e a independência que o padrão ODF traz", destacou Deivi Kuhn, coordenador de Software Livre do Serpro, durante a 3ª edição do Workshop Internacional ODF, que começou ontem, 25, e teve continuidade nesta primeira manhã do Consegi.

Além de Deivi, participaram do Workshop: Paulo Maia, gerente de tecnologia da Caixa Econômica Federal; Jomar Silva, da ODF Alliance; e José García e Mário Aburra, membros do Governo do Equador. Na plateia, representantes de vários países como Argentina, Chile, México, China e Indonésia.

Deivi comentou que atentou para a criação de um padrão quando teve dificuldades para recuperar dados de arquivos que estavam sob formatos de softwares proprietários. E destacou que o padrão ODF permite que as empresas tenham a possibilidade de trocar o fornecedor com maior facilidade, quando o mesmo não atende às expectativas da empresa, já que o formato de arquivo é um só. “Com um padrão definido, ganha-se na agilidade e reduz-se a natural resistência às mudanças”, frisou.

Paulo Maia afirmou que cerca de 600 mil pessoas utilizam o padrão ODF no governo brasileiro e que a expectativa é que esse número chegue a 1,5 milhão, com a adesão, por parte dos Ministérios da Educação, Marinha, Exército e diversas empresas privadas, ao Protocolo Brasília. "O Protocolo firma o compromisso de utilização do ODF e oferece um passo a passo de como proceder para instituir o padrão entre seus quadros, sempre atentando para a cultura de cada instituição", completou Jomar.

Protocolo Brasília
O Protocolo Brasília é um documento público de intenções que institui o ODF (Open Document Format) como padrão aberto para a troca e guarda de documentos digitais. O Protocolo prevê que as entidades, ao assumirem o compromisso de usar o padrão ODF, devem disponibilizá-lo à sociedade, utilizar em trocas de documentos com outras instituições e compartilhar soluções em padrão aberto.


Fonte: Serpro