Protótipo do aparelho agrada pela diversidade de ferramentas e possibilidade de integração com PABX 
 

O Google já afirmou que o sistema operacional Android não serviria apenas smartphones e a Cloud Telecomputers trabalha para entregar um "desktop phone". O aparelho focado no segmento corporativo tem ferramentas bastante interessante que mostram o vasto potencial do sistema baseado em Linux.

Essencialmente, a companhia tenta levar funcionalidades e ferramentas de um smartphone para desktop. O produto demo, que rodará uma plataforma conhecida como Glass, tem tela de oito polegadas sensível ao toque e pode ser integrado ao PABX e PABX IP para chamadas corporativas. O telefone também terá Bluetooth, de forma que contatos do celular poderão ser transferidos facilmente. O aparelho permitirá ainda consulta a e-mails e compartilhamento de contatos.

A plataforma é uma versão adaptada do Android e a companhia espera licenciar o produto para outras empresas que queiram criar seu próprio modelo de telefone. Fazendo jus ao nome da companhia, a Cloud ofertará serviços de hospedagem para a plataforma, assim como uma aplicação de programação de interface para permitir customizar aplicativos como o CRM da Salesforce. Outras funcionalidades interessantes são envio de SMS e possibilidade de rodar outros programas.

Não se trata ainda de um lançamento, mas a companhia espera produzir e colocar no mercado os primeiros modelos até o final do primeiro trimestre de 2010, com preços entre US$ 599 e US$ 699. Ainda não consigo entender o mercado específico de atuação do aparelho por conta do preço, já que as companhias estão reduzindo gastos e um desktop phone não estaria na lista de prioridades. Além disso, a Verizon também tenta levar funcionalidades do smartphone para desktop com aparelhos como o Hub.

Fonte: It Web