Por Cristina De Luca

Tvdigital_ginga"Estão querendo me pressionar. Não vamos resolver esta questão da versão 2.0 do JMF no grito, nem na correria. A publicação da norma Ginga-J na ABNT não é obrigatória. Nem impedimento para o início de venda dos produtos no mercado. Tanto que a LG vai começar a vender essa TV Time Machine Digital com o Ginga já em setembro", afirmou enfaticamente Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD, após a cerimônia de abertura da SET 2009.

Segundo Frederico, desde a votação da norma Ginga-J no Fórum, e a publicação do texto que foi submetido à consulta pública na ABNT, que inclui a versão 1.0 do JMF, os fabricantes com produtos praticamente prontos já poderiam pôr produto no mercado. Porque não o fizeram?

"Porque ninguém pode esperar que dois meses depois de publicada a norma, já exista produto pronto. Mesmo entre aqueles mais adiantados", disse ele.

E quanto ao discurso de emissoras e fabricantes presentes ao Fórum, de que só não têm produto hoje no mercado porque a norma ainda não foi publicada? Eles mentem?

"O que pode estar acontecendo é que muitos deles estejam esperando uma definição sobre a versão 2.0 do JMF. É um direito deles", diz Frederico.

O executivo garante que questões como segurança para interatividade, fundamental para viabilizar aplicações de home banking, também já têm regras definidas em grupos de trabalho do Fórum SBTVD. E poderiam estar em uso hoje.

Quanto aos trabalhos de elaboraçãoo de uma suíte de testes e do guia de operação, Frederico reafirma que até o fim do ano já estarão terminados. Eles assegurarão que as aplicações interativas sejam compatíveis com todos os receptores aderentes ao padrão Ginga.

Mas o executivo descarta a existência de um selo de conformidade para o Ginga, como acontece com dispositivos one seg. "Nosso selo padrão é o DTV. Para usá-lo, o fabricante precisa declarar estar em conformidade com as normas e ser membro do Fórum SBTVD", explicou. "Este selo será suficiente para assegurar ao consumidor que aquele receptor com Ginga é compatível com as aplicações que as emissoras estarão transmitindo", garantiu.

E promete fiscalização rigorosa. "Não gosto de fazer publicidade disso, mas já chegamos a determinar a retirada de produtos do mercado por falta de conformidade com as normas SBTVD", afirmou.

Segundo o executivo, o Fórum SBTVD trabalha com a possibilidade de definir uma data simbólica para marcar o início da interatividade no padrão brasileiro, como foi 2 de dezembro de 2007 para o início das transmissões digitais.

"A dificuldade é saber quando todos estarão prontos, para que isso aconteça", disse.

Provavelmente no início de 2010?

"No Natal já teremos muita gente colocando produtos no mercado. Emm 2010, há uma portaria do MDIC que estabelece que televisores acima de determinado tamanho saiam obrigatoriamente de fábrica com conversores. Estamos pressionando o governo para que incluam obrigatoriamente o Ginga também", revelou o executivo.

O governo, segundo eles, está sensível a esta questão. E já trabalha com a possibilidade de incentivos ficais, na linha do programa "Um computador para todos" também para o segmento de TV Digital.

Fonte: Convergência Digital