Um projeto do PNUD em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão brasileiro vai selecionar de dois a cinco países da América Latina e Caribe para os quais serão criados portais de compartilhamento de softwares semelhantes ao Portal Software Público Brasileiro .

No site, 29 programas desenvolvidos por órgãos do governo do Brasil estão disponíveis para o uso de outras esferas do poder público e da sociedade em geral. Cada um dos softwares tem uma comunidade de usuários que trocam informações sobre o programa e podem fazer modificações nos códigos, aperfeiçoando-os de acordo com suas necessidades. Os países candidatos a receber um portal semelhante até agora são Paraguai, Uruguai, Chile, Equador, Costa Rica e Trindad e Tobago.

O Portal do Software Público Brasileiro já é foco de outro projeto com apoio do PNUD, em que um dos softwares brasileiros disponíveis no site será traduzido para o espanhol e disponibilizado numa página própria, voltada aos latino-americanos.

A criação de portais semelhantes em outros países será um primeiro passo para que, além de softwares brasileiros, programas de outros países possam ser compartilhados por mais nações, explica o coordenador do portal nacional, Corinto Meffe. Além disso, Meffe conta que aqui o Portal de Software Público ajudou "no desenvolvimento econômico e social. Já existe um mercado estruturado nestes softwares". A idéia é criar este desenvolvimento também em outros países. O coordenador no portal brasileiro ainda conclui: "O Brasil está criando um modelo de ecossistema de produção de softwares."

Os países candidatos a receber o seu próprio portal de software público conhecerão melhor o projeto durante a próxima Conferência Latino-americana de software livre (Latinoware), que acontece em outubro, em Foz do Iguaçu. A partir daí, todos os interessados devem apresentar suas propostas à organização da iniciativa, que deve escolher os países contemplados até o fim deste ano. A seleção levará em conta, principalmente, o grau de articulação de cada país em torno do projeto. "Se tiver governo, ONG's e empresas envolvidas, por exemplo", explica Meffe. Após a seleção, os portais internacionais têm previsão de estarem prontos até o fim de 2011

Fonte: Software Publico Brasil