SÃO PAULO – Uma pesquisa da rede americana de publicidade Chitika sugere que os usuários que mais usam o Google são os adeptos do Linux. Eles também são os que menos usam o Bing.

Segundo a medidora dos dados, foram comparados os sistemas operacionais em mais de 163 milhões de buscas na web, entre os dias 30 de julho e 16 de agosto. Nas três principais plataformas – Linux, Mac e Windows – o Google deteve mais de dois terços do mercado das buscas online.

Os linuxistas são os que mais usam as buscas da empresa de Mountain View: 94,61% dos que usam sistema operacional com núcleo Linux preferem o Google. Quando os analisados são os usuários de Windows, a preferência pelo maior site de buscas da rede é de 78,54%, o menor índice.

Quem usa Mac, o sistema operacional dos computadores da Apple, também prefere e muito o Google: 93% dos usuários usam o buscador de Larry Page e Sergey Brin.

Os indicadores de adesão ao Bing, o buscador da Microsoft, são pequenos, diz a pesquisa. Somente nos computadores que rodam Windows, o buscador da Microsoft abocanha uma fatia expressiva no mapa, com 8,01% das pesquisas de seus usuários. Em todos os SO, o Yahoo! é o segundo mais bem posicionado, na frente do Bing e atrás do Google.

Nos sistemas com Linux, as buscas com Bing representam apenas 0,77% do total. A porcentagem é menor até do que os 1,13% de usuários de Mac, que pesquisaram no site de buscas da Microsoft durante a medição dos dados.

De acordo com a pesquisa publicada no blog da empresa, os linuxistas usam menos o Bing do que o site Ask.com, que detém fatia de 1,07% dos simpatizantes do pinguim.


Fonte: INFO Online

Chitika-20090824104806