A declaração é de Cláudio Dutra, diretor de Tecnologia da Informação da Companhia de Informática do Paraná - Celepar, durante o debate "Software Livre nos Estados", realizado na manhã desta quinta-feira, 27, na segunda edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico.

Além de Cláudio Dutra, participaram do debate a coordenadora de estratégias de TIC do governo do Ceará, Lícia Bezerra; Willian Bugarín, coordenador do Núcleo de Gestão do SL da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia - Prodeb; e José Augusto Carvalho, da Dataprev.

Cláudio apresentou o histórico da Celepar na implantação da política de software livre na empresa: "Desde 2003, só desenvolvemos em SL e, apesar das resistências iniciais, o saldo tem sido positivo. Entre fevereiro de 2003 e maio de 2007, nós conseguimos calcular uma economia de R$150 milhões de reais, que é praticamente o orçamento de 1 ano da Celepar. E, neste período, a Celepar praticamente dobrou seus quadros, passando de cerca de 600 empregados para 1.100".

Durante sua apresentação, Lícia destacou que o avanço da implantação de SL no Ceará deve-se à parceria com o Serpro e com as comunidades: "Por exemplo, tivemos uma demanda de software proprietário para a área de CAD (Computer-Aided Design – Desenho Assistido por computador – é o software utilizado principalmente por engenheiros e arquitetos na construção de projetos técnicos) e, em seguida, instituímos uma comissão para buscar uma solução livre. É desta forma que estamos trabalhando no Ceará”.

Willian destacou que a política de SL na Bahia é mais recente, de 2007, logo após o início do governo de Jaques Wagner: "Antes, utilizava-se, mas de maneira desordenada. Atualmente, a Prodeb desenvolveu o Mangaba, que é uma distribuição baseada no Ubuntu e instituímos sua utilização como padrão".

Para os três, os principais desafios são a busca de soluções livres e, para isto, todos acreditam que a parceria com o Serpro é fundamental. Segundo Willian, "o próximo passo da Prodeb é estudar o Demoiselle para implantá-lo na Bahia".

Consegi

O Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, evento estratégico no estímulo ao debate de temas da política e gestão de tecnologias em software livre, chega a sua segunda edição em 2009 e acontece 26 a 28 de agosto, em Brasília. Acompanhe a transmissão ao vivo das principais atividades do congresso.


Fonte: Serpro