ConsegiCéline Serrano, do Instituto Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Informação e Automação da França - Inria, falou, no primeiro dia do Consegi, sobre a experiência de seu país no uso de software livre em soluções para indústria, pesquisa científica e comércio.

Céline, encarregada do departamento de patrimônio imaterial do Inria, explicou que o instituto, ao longo de seus quarenta anos, vem atuando na produção, maturação e  transferência de soluções tecnológicas para diversos setores da sociedade francesa. Segundo ela, desde a década de oitenta, o Inria adotou o software livre como padrão, porque os programas de código aberto costumam ser menores, ter menor custo e ser adaptáveis às necessidades do usuário.

Programas  e Parcerias
Entre os programas livres desenvolvidos pelo Inria, está o Monolix - um software de estatística aplicada à farmacologia, genética animal e neurociências - usado por universidades e empresas em todo mundo e administrado por um consórcio entre o instituto e a Sorbonne. Outro produto é a linguagem de programação CAML, que aumenta a velocidade e a robustez dos aplicativos. Entre parcerias do instituto, destaca-se o QualiPSO, união entre governos e indústrias do Brasil, Europa e China, com objetivo de implantar programas de código aberto nas indústrias nacionais. Há também o consórcio OW2, uma comunidade de software livre global que é líder de mercado em soluções de middleware para software livre.

Consegi
O Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, evento estratégico no estímulo ao debate de temas da política e gestão de tecnologias em software livre, chega a sua segunda edição em 2009 e acontece 26 a 28 de agosto, em Brasília. Acompanhe a  transmissão ao vivo das principais atividades do congresso.

Fonte: Consegi