Além do ganho em conhecimento, compartilhar o código também poder ser rentável financeiramente.

Nesta quinta-feira, 27, a analista de informática Débora Reis apresentou a palestra "Open your mind, Open your code: Vantagens e Desvantagens de compartilhar com a comunidade o desenvolvimento do seu sofware". A desenvolvedora da Cobra Tecnologia esclareceu as dúvidas com relação às vantagens e às desvantagens do compartilhamento de códigos. Para Débora, "a patente não é a única forma de se obter lucros com um programa. O criador de softwares livres pode, ao abrir mão da propriedade, ganhar muito vendendo serviços de treinamento, customização e suporte relacionados ao seu programa". Segundo Débora, o que ocorre é “a troca da venda do produto (licença) pelo aluguel do apoio”.

Para ela, o compatilhamento de códigos "gera uma produção colaborativa em que a sinergia das pessoas motivadas pelo projeto gera uma quantidade de conhecimento que, de outra forma, seria difícil, se não impossível, de se obter". Ela enumerou algumas das vantagens com o compartilhamento: aumento na velocidade de desenvolvimento, controle de qualidade, rapidez nas atualizações, além da análise, criação e sugestões de novas funcionalidades.

Boas práticas

Segundo Débora, há recomendações que se tornaram uma espécie de código de ética informal entre os desenvolvedores, entre elas:

  • crie uma comunidade virtual. A chave da produção colaborativa é a rede de relacionamentos;
  • responda aos colaboradores com agilidade;
  • crie um ambiente com uma setup simples e interface amigável;
  • informe quando o erro foi recebido e corrigido;
  • teste as sugestões e evite procedimentos burocráticos para alterar o código;
  • trate bem todos os usuários, mesmo aqueles com pouco ou nenhum conhecimento técnico. Os usários, ao relatar erros, são os que mais colaboram para o aprimoramento do software;
  • crie um ranking e ofereça prêmios (ainda que virtuais) para os colaboradores mais ativos.



Fonte: Serpro