ConsegiDurante a abertura do Consegi 2009, presidente do BNDES destacou a importância da indústria de TI brasileira nas exportações do país.

Começou nesta quarta-feira, 26, em Brasília, a segunda edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2009. Em sua mensagem de boas-vindas aos congressistas, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Luciano Coutinho, ressaltou a recuperação da economia brasileira após a crise que dominou o mercado mundial em 2008. “O crescimento do PIB no Brasil é ascendente. Nos próximos anos, estaremos conquistando novos patamares”, afirmou.

Ele também destacou o papel do mercado de Tecnologia da Informação brasileiro para a retomada do aumento das exportações no país. “O comércio exterior de bens de capital, antes insignificativo, ganhou impulso com o apoio à inovação no Brasil”, explicou. “O setor de tecnologia faz parte deste contexto. E o BNDES fomenta iniciativas em áreas como a de software e hardware”, completou.

BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, órgão do Governo Federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia. O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não-reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

Consegi

O Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, evento estratégico no estímulo ao debate de temas da política e gestão de tecnologias em software livre, chega a sua segunda edição em 2009 e acontece 26 a 28 de agosto, em Brasília. Acompanhe a transmissão ao vivo das principais atividades do congresso.


Fonte: Site do Consegi