Centenas de internautas de todo o mundo participam do Wikimania 2009, um dos maiores eventos de tecnologia, internet e cultura digital, que começou nesta quarta-feira em Buenos Aires, primeira capital latino-americana a abrigá-lo.

O evento, que vai até a próxima sexta-feira, quer atrair a atenção de milhões de participantes de qualquer parte do mundo, da Indonésia ao Chile. "Queremos difundir o conhecimento em suas diferentes formas a todas as pessoas", disse Hernán Vega, um dos editores e gestores de conteúdos da Wikipédia.

Nesta primeira jornada em Buenos Aires, o encontro conta com mais de 500 participantes, de acordo com a organização, que espera superar o número nos próximos dias.

A convocatória começou com "Codeathon", que reúne desenvolvedores de software, extensões de "Mediawiki" e scripts para projetos, e continuará com uma conferência sobre o software livre, a cargo de Richard Stallman, pioneiro deste movimento na web.

O evento conta, ainda, com a participação de Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, e Sue Gardner, diretora-executiva da fundação Wikimedia.

Esta quinta conferência anual pretende promover a igualdade digital. "Os usuários têm que ter o controle da obra", diz Stallman no blog oficial do evento, que pode ser acessado no endereço wikimania.blog.terra.com.ar.

O evento, de caráter internacional, já passou pelas cidades de Frankfurt (Alemanha), Boston (Estados Unidos), Taipei (Taiwan) e Alexandria (Egito).

Fonte: Terra