ConsegiEm 2009, o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi homenageia grandes nomes do conhecimento livre e da computação. Para isso, os espaços que receberão atividades do congresso levarão o nome de personalidades como Richard Stallmann e Ada Byron. Além disso, as oficinas serão realizadas em salas que levam o nome de expressivas comunidades da plataforma livre. Confira abaixo:

Auditório Santos Dumont - considerado o “pai da aviação”, ele foi um inventor e aeronauta brasileiro. Em 1906, decolou a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico, e percorreu cerca de 60 metros sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares no Campo de Bagatelle, em Paris. Em 1907, ele construiu o “Demoiselle”, modelo de avião cujos dados do projeto foram publicados livremente nas revistas científicas da época o que propiciou o desenvolvimento da tecnologia aeronáutica que se pratica atualmente.

Salão Nobre Michal Gartenkraut -
economista com especialidade em economia brasileira e internacional, com ênfase nas contas públicas. Foi Reitor do ITA de novembro de 2001 a setembro de 2005, tendo a honra de conceder os diplomas de engenheiro do ITA para alguns dos ex-alunos perseguidos durante o período da Ditadura Militar, obtendo assim um lugar justo na história desta instituição.

Sala Ada Byron -
conhecida como a primeira programadora da história, Lady Lovelace, como também era chamada, viveu na corte inglesa do século XIX. Ela esteve envolvida com o projeto da máquina analítica capaz de computar tabelas aritméticas, de Charles Babbage, e desenvolveu os algoritmos que permitiram à máquina processar os valores de funções matemáticas.

Sala Almirante Álvaro Alberto –
oficial da Marinha e cientista, sua principal contribuição foi a implementação do Programa Nuclear Brasileiro. Em 1946, foi nomeado o representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica do Conselho de Segurança da recém-criada Organização da Nações Unidas (ONU). Na ocasião, associou-se aos representantes russos na rejeição às propostas no Plano Baruch, em que os norte-americanos pressionavam para controlar as reservas mundiais de tório e urânio.

Sala Richard Stallman -
é um famoso programador, fundador do movimento de Software Livre, do projeto GNU, e da Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre).. É autor da General Public License (GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft. Desde a metade dos anos 90, ele tem dedicado a maior parte de seu tempo ao ativismo político, defendendo o conhecimento livre e lutando contra a patente de softwares.

Sala Linus Torvalds –
nascido na Finlândia, ele é o criador do kernel do sistema operacional GNU/Linux, muitas vezes chamado simplesmente de "Linux". Atualmente trabalha na Open Source Development Lab (OSDL) que fica nos Estados Unidos.

Sala Grace Hopper -
foi uma analista de sistemas da marinha americana nas décadas de 40 e 50. Criou a linguagem de programação Flow-Matic, já extinta, que serviu de base para a criação do Cobol, primeira linguagem de programação de computadores a se aproximar da linguagem humana ao invés da linguagem de máquina. Ela também é a responsável pela criação dos termos bug e debug. Em 1945, enquanto escrevia um software para o computador Mark I, este parou de funcionar. Ao tentar encontrar o problema, achou uma mariposa (bug) interrompendo os circuitos da máquina e, ao retirá-la (debugging), a máquina voltou a funcionar.

Sala Comunidade PostgreSQL -
é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional (SGBDOR), desenvolvido como projeto de código aberto. Seu símbolo é o elefante.

Sala Comunidade Demoiselle -
é uma ferramenta de código-aberto e totalmente livre, que visa garantir a interoperabilidade e facilidade de manutenção dos sistemas dos diferentes ministérios e autarquias do governo federal. Ele foi construído sob as premissas de ser extensível, fácil de usar, estável, configurável, confiável e ter sua documentação publicada. A intenção é atingir padronização, redução da curva de aprendizagem, maior produtividade, simplificação dos processos, reutilização de códigos e uma manutenção mais simplificada.

Sala Comunidade Expresso -
é um software colaborativo que reúne funções de correio eletrônico, agenda, catálogo de endereços, workflow e messenger desenvolvido pelo comitê gestor (empresas de informática pública do Brasil) a partir da customização da ferramenta alemã E-GroupWare. Iniciado pela Celepar, o seu objetivo foi fornecer aos usuários do Governo do Estado do Paraná uma ferramenta econômica e de código aberto, em constraste com outras soluções proprietárias, uma vez que estas representavam alto custo para o estado.

Tenda Cultural Imre Simon -
falecido em 12/8/2009, foi um dos pioneiros e mais importantes pesquisadores da área de ciência da computação no Brasil. Professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), foi um dos coordenadores da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, um dos três projetos da Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Serpro