Sun_logoNOVA YORK (Reuters) - A gigante dos softwares Oracle conseguiu a aprovação dos reguladores antitruste dos Estados Unidos para a compra da fabricantes de computadores Sun Microsystems, o que era uma obstáculo-chave para os planos de fechar o acordo de 7,4 bilhões de dólares até o final do mês.

A Oracle afirmou nesta quinta-feira que o negócio passou pelo Departamento de Justiça dos EUA sem restrições. A aquisição também precisa ser aprovada pela Comissão Europeia.

Autoridades dos EUA disseram em junho que queriam examinar detalhadamente questões no acordo referentes aos planos da Oracle de licenciar o software Java, da Sun, uma das linguagens de computação mais usadas no mundo.

Analistas já disseram que a demora foi vantajosa para as principais concorrente da Sun no mercado de servidores, a IBM e a Hewlett Packard.

Ambas vêm cortejando os clientes da Sun nos últimos meses, tentando convencê-los a trocar de fornecedor em meio à incerteza sobre os planos da Oracle em administrar os negócios de servidor. Até a Oracle fechar o negócio de fato, não pode revelar muito sobre suas estratégias para a divisão de hardware da Sun.

A Oracle afirmou que espera fechar o acordo até 31 de agosto.

Os acionistas da Sun já aprovaram o negócio.

A Oracle concordou em comprar a Sun em abril, após o colapso de negociações, que já duravam semanas, entre a IBM e a fabricante de software e hardware.

O acordo dá ao bilionário presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, o controle sobre o software Java além do sistema operacional para servidores Unix, Solaris.

Fonte: Yahoo