sábado, outubro 03, 2009

Linha Defensiva - O preço do “inexistente” vírus de Mac - segurança

blog da redação
O preço do “inexistente” vírus de Mac

Altieres Rohr | 02/10/2009 - 21h12

Se vírus de Mac “não existem”, pelo menos a contaminação já tem preço: aproximadamente 80 centavos de real, segundo um pesquisador da Sophos. Há menos de um mês tentei debater o assunto com o jornalista Philip Elmer-DeWitt, especializado em cobertura da Apple, que havia afirmado a inexistência de vírus para Mac, mas ele não mudou de opinião. Com essa nova informação sobre a comissão paga por infecções de Macs, a realidade volta a bater na porta dos fãs da Apple: não há nada no Mac que o torne desinteressante ou imune a pragas digitais.

Infelizmente, a realidade não tem impedido a Apple de veicular, em 2006, um anúncio que deixa nas entrelinhas a ideia de que Macs simplesmente não pegam vírus. Confira o anúncio abaixo. Este ano, a empresa voltou a falar dos “milhares de vírus” do Windows.

Felizmente, a realidade não tem impedido a Apple de investir na segurança do seu sistema operacional. O OS X Snow Leopard ganhou uma proteção antivírus rudimentar (também para esses vírus que não existem…) e o site do MacOS X tem uma página exclusiva para falar de segurança.

No início do ano, escrevi um post aqui no blog da Linha Defensiva dizendo que sim, existem vírus para Mac. E repito o argumento: quem disser que “não há vírus” para a plataforma da Apple está utilizando uma questão meramente semântica para enganar.

Que o risco de infecção em um Mac é menor, isso não há dúvida. E o interesse dos criminosos também não chega no mesmo nível: um computador Windows infectado pode valer até 20 centavos a mais do que o OS X.

Mas usar isso para dar um salto direto para o “não há vírus” ou para o “não há risco” é desonesto. É um puro e simples desserviço aos internautas e à própria segurança da informação.


Linha Defensiva - O preço do “inexistente” vírus de Mac - segurança

 



 

 

 

 

Um comentário:

  1. Anônimo3:20 PM

    Você diz que os defensores do Mac usam a semântica para alegar não haver vírus para Mac. O interessante é que você faz RIGOROSAMENTE A MESMA COISA para afirmar o contrário.

    Belo trabalho...

    Em homenagem a você, vou continuar fazendo o que tenho feito nos últimos nove anos: navegar despreocupadamente na Internet com meu firewall desligado e sem haver qualquer espécie de antivirus instalado em meu Mac. Isso, sim, é que é segurança, o resto é nhenhenhém. ;-)

    ResponderExcluir

Aúncio