sábado, outubro 31, 2009

Linha Defensiva - Malware criptografa arquivos e cobra resgate de 100 dólares - segurança

Malware criptografa arquivos e cobra resgate de 100 dólares

Criminoso tenta assustar vítimas alegando suposta impossibilidade de quebrar a criptografia

Leonardo Brito | 30/10/2009 - 23h23

Pesquisadores do CA, empresa norteamericana de segurança e tecnologia, descobriram uma nova variante do ransomware LoroBot, que extorque o usuário criptografando seus dados. O novo malware, descoberto nesta terça-feira (27), exibe uma mensagem na tentativa de intimidar a vítima, informando que é usada criptografia AES 256 bits, supostamente impossível de decodificar sem a chave adequada.

Na realidade, o malware usa encriptação simples XOR com quatro palavras-chave, criptografando os arquivos com extensões mais populares (.zip; .rar; .pdf; .rtf; .txt; .jpg; .jpeg; .waw; .mp3; .db; .xls; .docx; .xlsx; .doc). Os pesquisadores da CA oferecem uma ferramenta de decodificação para quem foi vitimado pelo malware.

O uso de ransomware e scareware vem crescendo em 2009. Ransomware (junção de software e ransom, seqüestro em inglês) são os malwares que fazem algum tipo de extorsão com a vítima, seja bloqueando o computador ou corrompendo seus arquivos. Há ainda o uso conjunto: criminosos que oferecem um software falso para recuperar os arquivos que realmente foram corrompidos pelo malware.

Uma praga muito comum desse tipo é o Gpcode, que funciona da mesma forma que o LoroBot. Em suas versões mais recentes, a chave criptográfica do Gpcode não é mais possível de ser quebrada. Usuários infectados perdem seus arquivos para sempre caso não paguem o valor exigido.


Linha Defensiva - Malware criptografa arquivos e cobra resgate de 100 dólares - segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio