Brasília, 30/10/2009 – O sistema e-cidade de gestão integrada para os municípios já está disponível às prefeituras de todo o país. A solução foi lançada em Brasília, durante a abertura do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI) para os Municípios Brasileiros e do Encontro Nacional do Software Público.

A carta que disponibilizou a solução para a sociedade foi assinada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo diretor da empresa DBSeller, desenvolvedora da solução, Paulo Ricardo da Silva. O sistema está disponível em www.softwarepublico.gov.br.

O e-cidade permite integrar áreas diversas do município como educação, controle de medicamentos, orçamento, finanças públicas, recursos humanos e também a área tributária. A solução possibilita gerir serviços que prestam atendimento ao cidadão ao gerar guias para pagamento bancário sem a necessidade de deslocamento, entre outras funcionalidades.

Durante a abertura do encontro também foram disponibilizadas no Portal do Software Público (www.softwarepublico.gov.br)as soluções MDArte e PW3270 desenvolvidas, respectivamente, pela Marinha Brasileira e pelo Banco do Brasil.

O MDArte permite a aplicação e reuso de melhores práticas de programação e a sincronia entre os modelos que documentam o sistema e a implementação, entre outras funcionalidades. Já o PW3270 visa facilitar o acesso a ambientes computacionais de grande porte.

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI) para os Municípios Brasileiros e do Encontro Nacional do Software Público, promovido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. O evento contou ainda com o apoio do Ministério das Cidades, da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento e da Subchefia de Assuntos Federativos /SRI/PR.

Prefeitos, secretários e gestores municipais e técnicos da área de TI participam de palestras, oficinas, workshops e debatem as soluções voltadas à qualificação dos serviços públicos nessa área e as inovações relativas às ferramentas já disponibilizadas à sociedade pelo Portal do Software Público Brasileiro.

Rogério Santanna destacou que somente métodos novos poderão contribuir para o desenvolvimento do país e que todos eles são baseados em softwares e nas tecnologias da informação. “Esse é um bem que pode ser utilizado sem que o seu desenvolver perca alguma coisa, pelo contrário, é o compartilhamento que leva à sua melhoria e evolução”, salientou. Ele lembrou que, neste novo ambiente de solidariedade e compartilhamento, o modelo de negócios deixa de ser a venda de licenças, mas passa a ser o da prestação de serviços.

De acordo com o secretário, essa é a razão para o sucesso do Portal do Software Público Brasileiro, que conta atualmente com mais de 46 mil usuários nas suas comunidades virtuais de troca e compartilhamento de conhecimento. Estão disponibilizadas neste ambiente mais de 30 soluções livres desenvolvidas por órgãos públicos, empresas, universidades, entre outros.

O subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, disse que a inclusão social de cerca de 190 milhões de brasileiros só será possível com o uso da inteligência nacional e das tecnologias da informação. “O Brasil caminha a passos largos para proporcionar a construção de um novo país, o que somente será possível se os municípios estiverem capacitados para levar o Estado aos cidadãos mais humildes”, afirmou.

Da mesa de abertura do evento também participaram a prefeita municipal de Fortaleza, Luizianne Lins, o capitão de Mar-e-Guerra, Divany Gomes Lima, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o diretor da Cobra Tecnologia, Sérgio Rosa, o presidente do Proderj e do Conselho de Associados da Abep, Paulo Coelho, e o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini.

Ação Coletiva

Foi entregue durante a abertura do evento o Prêmio Ação Coletiva, que visa reconhecer o trabalho colaborativo dos participantes do Portal do Software Público. A escolha foi feita por meio de avaliação técnica e júri popular. Os premiados são Adriano Vieira, da Comunidade Cacic, Eriksen Costa, da Comunidade I-Educar, Paulo Francisco, da Comunidade Pandorga, Sérgio Graças, da Comunidade Linux Educacional, e Ana Nunes, da Comunidade I-3Geo.

Fonte: Ministério do Planejamento