A VI Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware 2009 começa hoje, 22, em Foz do Iguaçu - PR, com ampla e variada programação. O Serpro, empresa pública de TI do governo federal, será um dos realizadores do evento, considerado o mais importante fórum para a discussão da plataforma aberta nos países da região.

"A Latinoware é o lugar natural para a junção e compartilhamento das ideias e projetos desenvolvidos pelos países latinos americanos. Nesse espaço, podemos trocar, com os governos e sociedade, informações e experiências no desenvolvimento de soluções integradoras de e-gov, além de favorecer os avanços do software livre no continente e unir os esforços tecnológicos destes países", defende Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro.

Neste ano, em sua 6ª edição, a Latinoware alcançou cerca de quatro mil inscritos para participar de três dias de Conferência. A programação está dividida em mais de 200 palestras e 30 mini-cursos, além de quatro atividades paralelas que acontecem nas instalações do Parque Tecnológico de Itaipu - PTI: Maratona de Robótica, Concurso de Jogos, Concurso Expresso e Libre Graphics Meeting - Brasil.

Para o Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro, maior empresa pública de tecnologia da América Latina, a participação em um evento dessa natureza e com esse nível de integração internacional representa um importante momento para a propagação da filosofia e incentivo à política de governo que indica o uso preferencial do software livre nas aplicações de e-Gov.

Durante o período de 22 a 24 de outubro, os empregados do Serpro participarão do fórum, firmando parcerias técnicas de cooperação, apresentando soluções da empresa e compartilhando conhecimento com outros agentes do desenvolvimento livre no Brasil e América Latina.

Antonio Tiboni, da Regional Curitiba do Serpro, apresentará o novo framework para Java da empresa, o Demoiselle, uma solução integradora de tecnologias que permite maior celeridade no desenvolvimento de aplicações e sistemas, com o reaproveitamento de código, padronização e outros beneficíos.

O coordenador de Software Livre da empresa, Deivi Kuhn, falará sobre o Comitê Técnico de Implementação de Software Livre - CISL, que atua na disseminação das tecnologias livres dentro das instituições do governo federal, além de apoiar as atividades de outras esferas públicas. Por sua vez, Paulo Pastore, do Serpro de Brasília, participará da mesa redonda que abordará as implicações do formato para documentos eletrônicos ODF dentro do universo corporativo.

Fonte: Serpro