sábado, outubro 10, 2009

Linha Defensiva - Vazadas 30 mil contas de MSN, Hotmail, Yahoo e AOL - segurança

Vazadas 30 mil contas de MSN, Hotmail, Yahoo e AOL

Senha '123456' aparece várias vezes entre as contas roubadas, indicando que alguns usuários ainda não tomam cuidados de segurança.

Leonardo Brito | 10/10/2009 - 00h47

O neowin.net noticiou, nesta segunda-feira (5), o vazamento duma lista contendo login e senha para mais de 10 mil contas de usuário do serviços de email da Microsoft (@hotmail, @live e @msn). No dia seguinte (6), a BBC afirmou ter encontrado uma lista semelhante contendo cerca de 20 mil contas dos serviços de email da Yahoo! e AOL, além de algumas centenas de contas do Gmail.

A primeira lista foi postada no pastebin.com, na segunda-feira (05), por um usuário anônimo. Todas as contas começam com a ou b, indicando que pode haver mais listas semelhantes. Após notar o vazamento, o site apagou as informações e atualmente exibe uma mensagem explicativa informando o ocorrido, frisando que as senhas não se encontram no portal.

Na terça-feira (6), o site de notícias britânico BBC notou o vazamento de mais uma lista, contendo principalmente contas do Yahoo! e AOL. Entre as 20 mil contas listadas na reportagem, encontram-se cerca de 500 contas do Gmail, segundo a Google.

O incidente serviu para mostrar as falhas de segurança, tanto do usuário quanto da indústria. Um porta-voz da Microsoft admitiu que o phishing é um problema generalizado em todo o setor, e salientou que a orientação da empresa aos seus usuários é que tenham “extrema precaução ao abrir anexos, vindos de remetentes conhecidos ou desconhecidos, e que sempre utilizem e mantenham atualizados seu software anti-vírus”. Outro porta-voz, da Yahoo!, pediu que os usuários “tomassem providências para reforçar a segurança de suas contas o mais cedo possível, inclusive trocando senhas”.

Bogdan Calin, da empresa de segurança Acunetix, conseguiu salvar uma cópia da primeira lista antes dela ser apagada, e atualmente disponibiliza estatísticas sobre os dados obtidos no blog da empresa. Em seu post, é explicitada a baixa variedade e segurança da maioria das senhas. Das 10 mil senhas, 64 eram exatamente “123456″ (a senha mais comum, seguida de “123456789″) e 42% continham apenas letras minúsculas, sem números ou caracteres especiais. Apenas 6% do total continha letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.


Linha Defensiva - Vazadas 30 mil contas de MSN, Hotmail, Yahoo e AOL - segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio