Normal_dsc_1751O governador Roberto Requião abriu, na noite desta quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu, a 6ª Conferência Latino-americana de Software Livre- Latinoware 2009. Requião defendeu o fim do monopólio do conhecimento tecnológico e convocou os cerca de 4 mil participantes do evento a defender o código aberto como ferramenta de criatividade, além de alternativa para geração de emprego e renda. "O software não-proprietário é essencial para garantir a soberania de um País em relação às concessões de informática. Este congresso é um grito de liberdade", disse.

Citando a trajetória de John "Maddog" Hall, criador do sistema Linux, o governador rebateu as criticas feitas à adoção de softwares públicos. "Assisti uma entrevista com este homem brilhante, cujo apelido significa cachorro louco, e hoje encontrei com ele neste evento. Pois que nos chamem, também, de cachorros loucos, por que aqui estamos transformando idéias em ações. Que cada um de vocês seja um cachorro louco: libertário e inteligente", disse Requião.

Normal_dsc_1568_0De acordo com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o Paraná e o Brasil vivem um momento muito especial, marcados pela inclusão social e digital. "Depois de oito anos, ficará a marca da redução da pobreza e da miséria. Junto com o aumento no poder aquisitivo das famílias, o preço dos computadores diminuiu. Cerca de 12 milhões de equipamentos foram vendidos no ano passado e, por determinação do presidente Lula, já estudamos uma política de crédito para ampliar ainda mais este consumo", ressaltou.

PARANÁ - Os recentes avanços paranaenses na área foram considerados exemplos das vantagens trazidas pelas ferramentas públicas de informática. Segundo o governador Roberto Requião, apenas nos primeiros anos de uso dos softwares livres, mais de R$ 450 milhões foram economizados em contratos com sistemas privados.

"A elaboração e produção de produtos e serviços de softwares livres abriram a visão dos funcionários do Paraná. A Companhia de Informática do Paraná, Celepar, avançou e a empresa que estava obsoleta contratou pessoal, comprou equipamentos e é hoje destaque nacional. Curitiba é hoje considerada Capital Mundial do software livre", lembrou o governador.

Ariel da Silveira, diretor-administrativo da Celepar, contou que compartilhar experiências tem sido o valor principal da companhia desde 2003. "Compartilhar é fundamental quando se fala em software livre. No passado, muitos falavam que com este tipo de conduta o Estado iria parar. Não parou. Hoje temos excelência em ferramentas livres e nossa expectativa é que este conhecimento invada os meios universitários e se espalhe muito mais", falou.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, a implantação do sistema Expresso, software livre usado pelo Governo do Paraná, foi uma verdadeira revolução e uso de plataformas livres está transformando a região de Foz do Iguaçu em polo de desenvolvimento destas ferramentas. "Entendemos que a ferramenta mais libertadora do sim do século passado e deste século é a internet. Neste momento, nossos esforços são para que esta seja, também, uma ferramenta mais democrática", destacou.

LATINOWARE - A Latinoware 2009 é promovida pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Serão realizadas 184 palestras, mesas-redondas e minicursos sobre temas ligados à tecnologia da informação e da comunicação, sustentadas em sistemas de software livres desenvolvidos no continente. Mais de 3,9 mil pessoas, de 10 países diferentes, se inscreveram para o evento, que acontece até sábado (24).

Participaram da cerimônia de abertura, a embaixatriz Ana Maria Amorim; o assessor especial da Presidência da República para Assuntos de Tecnologia, César Alvarez; o gerente nacional da Caixa Econômica Federal, Paulo Maia da Costa; o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o chefe de gabinete do governador; Carlos Augusto Moreira Júnior; entre outras autoridades e personalidades do movimento Software Livre.

Fonte: Agência de Notícias