A Secretaria Geral Ibero Americana e o jornal espanhol El Mundo estão selecionando projetos inovadores de jovens internautas com habilidade em vídeo e programação web, informou a organização da Campus Party. Com o tema “Inovação e Conhecimento”, o desafio lançado pela Secretaria Geral Ibero Americana é criar um vídeo de até três minutos de duração explicando como as novas tecnologias e a Internet podem ajudar na inovação das áreas empresariais, públicas e sociais nos países ibero-americanos.

Os três primeiros vídeos vencedores serão apresentados na Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado em Estoril, Portugal, no dia 30 de novembro, que reunirá os presidentes dos 22 países de línguas espanhola e portuguesa, da América e da Europa. Além do prêmio no valor de três mil euros, o primeiro colocado também ganhará uma viagem para Portugal e participará da apresentação na Cúpula. O segundo vídeo receberá dois mil euros e, o terceiro, mil euros.

A seleção será realizada por meio da Campus Party Labs, plataforma online da Campus Party criada para descobrir talentos entre os internautas “campuseiros”. As inscrições devem ser feitas no site www.cplabs.me/br até 30 de outubro para a Secretaria Geral Ibero Americana e até 1º de novembro para o jornal El Mundo.

Habilidade em programação

O jornal El Mundo busca internautas com habilidades em programação lançando três desafios: desenvolvimento de um motor de blogs, programação de widgets e administração de notícias.

No primeiro, o campuseiro deve desenvolver blogs combinando as linguagens PHP 5 com CSS e Javascript, sem armazenamento em base de dados e na menor quantidade de linhas (obsfuscate programming), usando feeds RSS versão 2.0.

O segundo desafio do El Mundo envolve a criação de um web widget para desktop ou para dispositivos móveis com feeds OPML. Serão avaliados a originalidade do projeto e os elementos que lhe dão forma: sua usabilidade, inovação tecnológica e otimização.

A categoria “administração de notícias” consiste em programar um widget baseado em Adobe AIR e Flex Framework, cuja função principal é ser um cliente que simule um administrador de notícias para jornalistas de um diário esportivo espanhol.
Os projetos vencedores de cada desafio ganharão mil euros. As inscrições terminam dia 1º de novembro e podem ser feitas também pelo site da Campus Party Labs. Além do prêmio em dinheiro para o primeiro colocado, os melhores projetos desta categoria poderão receber uma oferta de trabalho para se juntar à equipe do jornal na Espanha.

Fonte: IDG Now!