Latinoware
As autoridades que participaram da abertura oficial da 6ª Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2009 - foram unânimes em defender o uso de ferramentas digitais livres. “(A informática) não pode ser só um instrumento de negócio, uma ferramenta só para ganhar dinheiro”, afirmou o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek. Além dele, participaram da solenidade o governador Roberto Requião; o vice-prefeito Chico Brasileiro; o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz; o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; e o presidente da Linux International, Jon “Maddog” Hall.

Durante o discurso, Samek ressaltou que a união do movimento software livre proporciona a construção de uma ferramenta democrática, que está à disposição de todo o mundo. Samek lembrou que, quando foi nomeado para Itaipu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “fez uma recomendação para lembrar dessa ferramenta transformadora da educação, do desenvolvimento e da integração, que é o software livre”. Samek lembrou que a empresa apoia totalmente o uso de software livre, exemplificando com o PTI e com os trabalhos feitos na área de geoprocessamento. “Atuamos numa bacia de 1 milhão e 200 mil hectares com sistema em base livre”, disse. E completou: “O sonho do presidente Lula é que todo mundo tenha essa ferramenta (computador) à disposição do seu desenvolvimento. E com software livre”.

Já o governador Roberto Requião comparou o movimento software livre à atitude de Santos Dumont que, ao inventar o avião, na França, compartilhou seu prêmio com todos aqueles operários, mecânicos, que o ajudaram a construir o equipamento. E que ainda publicou em revistas científicas todos os dados do seu aparato voador, dizendo que jamais seria um objeto de patente, porque era a sua colaboração com a humanidade. “Diante desta plateia de programadores e cidadãos interessados na internet livre, eu sinto um entusiasmo juvenil e me pergunto se, ao invés de um discurso, não seria mais interessante todos nós dizermos que isso não é um congresso, mas um grito de liberdade, um exercício definitivo da inteligência e da autonomia das nações diante do conhecimento”, afirmou.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, destacou que, nos últimos sete anos, o Brasil quase triplicou o número de domicílios que têm computador e internet. Segundo ele, em 2008 foram vendidos no Brasil 12 milhões de computadores, número que deve ser superado este ano. “Barateamos muito o custo do computador. Agora, precisamos baratear a acessibilidade”, disse o ministro, ressaltando que o software livre é fundamental para o processo de inclusão digital.

Cerca de 3.500 pessoas estão participando da Latinoware, entre usuários, pesquisadores, profissionais, professores e acadêmicos que utilizam ou desenvolvem sistemas baseados na tecnologia livre. O evento concentra 184 palestras, mesas-redondas, workshops e minicursos.

Fonte: Latinoware