O Android, sistema operacional do Google para smartphones, chegou ontem à versão 2.0. Com o codinome "Eclair", seguindo a tradição do Google de dar o nome de sobremesas ao seu sistema operacional, esta versão traz mudanças tanto para os usuários como para os desenvolvedores, e deve chegar em breve às mãos do público através de uma série de novos aparelhos. Sistema traz contatos centralizados, busca aprimorada e um navegador mais moderno, entre outras novidades.

Para os usuários, há mudanças importantes como a capacidade de configurar múltiplas contas Google para sincronia de mensagens e contatos, e o suporte a servidores Microsoft Exchange. Buscas agora também incluem mensagens SMS e MMS, e o teclado virtual ganhou um novo layout para facilitar a digitação.

O browser recebeu uma interface refinada e agora tem suporte a HTML 5, como a versão desktop do navegador Google Chrome. Mas as principais mudanças estão no aplicativo "Câmera", que agora tem suporte a Flash, zoom digital, modos de cena, controle do balanço de branco, efeitos com cores e modo macro, o que deve ajudar a reforçar um dos principais pontos fracos dos smartphones Android em relação aos modelos de outros fabricantes.

Para os desenvolvedores também há pequenas mudanças, como a API "Quick Contacts", que permite a um aplicativo exibir de forma centralizada todas as informações de contato de um usuário, e uma API Bluetooth que permitirá, entre outras coisas, conexões "peer-to-peer" entre aparelhos próximos, para troca de informações ou jogos online.

Há suporte a múltiplas resoluções de tela, como 800×480 e 854×480 pixels, que segundo o Google devem estar aparecendo em alguns aparelhos em breve. Desenvolvedores são encorajados a testar seus aplicativos para certificar-se de que funcionam em qualquer resolução. E a nova versão do kit de desenvolvimento (SDK) traz suporte ao Mac OS X "Snow Leopard".

O primeiro aparelho com o Android 2.0, o Droid da Motorola, foi anunciado esta semana nos EUA e deve começar a ser vendido a partir da semana que vem pela Verizon. Não há informações sobre sua possível disponibilidade no Brasil.

O Google não informa como (ou mesmo se) os proprietários de aparelhos atualmente rodando a versão 1.5 do Android poderão atualizar o sistema para a versão 2.0. Mais informações sobre o Android, incluindo um vídeo explicando as novidades, estão disponíveis no blog oficial.

Fonte: Ig Tecnologia