Jon_maddog_hall_koolu_ctoQuando acordei no dia 9 de outubro, fiquei sabendo que o Presidente Obama havia recebido o Nobel da Paz.

Havia uma grande discussão sobre o merecimento da premiação do presidente e muito foi dito sobre como o Nobel da Paz nem sempre está ligado ao que você fez, mas sim que seria um incentivo a manter o que se está fazendo.

Ao ler o discurso de aceitação do presidente, pensei no Software Livre e no Código Aberto e adaptei partes deste discurso ao meu assunto preferido.

"Deixem-me esclarecer uma coisa, não vejo isso como reconhecimento ao que já fiz"
Muitas pessoas já me disseram "Obrigado pelo que você faz pelo Software Livre". Respondo que eu estava apenas no lugar certo na hora certa. Fiz o que achei necessário e o que me era possível.

Digo também que, se querem conhecer a pessoa mais importante para o Software Livre, basta olharem-se no espelho. Porque todos são importantes para o Software Livre, todos podem contribuir de alguma maneira.

"pessoas que me inspiraram e inspiraram o mundo todo".
Certamente, fui inspirado pelas maiores cabeças da computação de todos os tempos, muitos dos quais tive a sorte de conhecer e conversar. A Almirante Grace Murray Hopper, Maurice Wilkes, Douglas McIlroy, Ken Thompson, Dennis Ritchie... A lista é longa. Há também os heróis atuais. Cada um que passa a noite tentando acabar com um bug de um Software Livre é um destes heróis. Quem traduz uma documentação para que outro possa ter acesso a um determinado programa também é um herói. Quem organiza um grupo de discussão para que outros conheçam e compartilhem o Software Livre. Todos estes são heróis para mim.

"esse prêmio reflete o tipo de mundo que os americanos e todos querem construir".
Um mundo de colaboração, onde todos constroem, apoiados nos que já fizeram muito, sem "reinventar a roda" nem gastando tempo programando softwares com patentes. A liberdade de ver como um programa funciona e tentar melhorá-lo.

"também vem sendo usado para acelerar resoluções de causas".
O Presidente Obama enumera algumas das causas com as quais estamos bem familiarizados. Mas certos pontos chamaram minha atenção:

 

  • aceitar a responsabilidade de mudar o modo como usamos a energia
  • o acesso à educação e a uma vida decente
  • a crise econômica mundial

Estas são questões em que o Software Livre pode ajudar e, com ele, vou tentar solucionar.

"Sei que esses desafios podem ser enfrentados, mas não por uma pessoa ou uma nação sozinha. Esse prêmio não é apenas pela minha administração. É pelos esforços de pessoas no mundo todo. E, por isso, ele deve ser dividido com todos que buscam justiça e dignidade".
Acredito que toda a comunidade do Software Livre precisa enfrentar os desafios atuais. Logicamente, não podemos resolver todos os problemas sozinhos, mas a filosofia da colaboração existente no Software Livre está se espalhando e será crucial na resolução destas questões.

Talvez, um dia, haja o Nobel da Paz do Software Livre.

Carpe Diem!

Fonte: Linux Magazine