1352643-2000-cp2Na tentativa de digitar 'login', primeira mensagem enviada de um computador de Los Angeles para outro em Stanford, nos Estados Unidos, foi 'lo'.

No dia 29 de outubro de 1969, a internet entrou no ar sem fazer muito barulho, mas com um "lo".

Letra por letra, o professor de ciências da computação da Universidade de Los Angeles (UCLA) Leonard Kleinrock enviou uma mensagem do seu computador para outro que estava no Instituto de Pesquisa de Stanford, nos Estados Unidos.

Kleinrock estava tentando digitar "login", iniciando um sistema de compartilhamento remoto, mas o sistema quebrou depois de duas letras, e "lo", a internet nascia com a primeira mensagem sendo enviada entre dois computadores ligados em rede.

A criação da internet teve outros marcos que podem ser considerados mais ou menos históricos. Afinal, o núcleo da rede era a troca de pacotes - o processo de quebrar dados em blocos e enviá-los individualmente - e em 1968 Donald Davies, do Laboratório de Física do Reino Unido, fez a primeira apresentação pública da ideia.

Hoje, 40 anos depois, a vida sem a internet parece impossível. Nas raras vezes que os provedores de internet têm problemas, é como se as casa ficassem sem energia elétrica. Mais de 1 bilhão de pessoas estão online, e, no ano passado, o Google anunciou que detectou mais de 1 trilhão de páginas na rede.

Como a internet evoluiu do histórico "lo" para uma sociedade que vive e respira na habilidade de transmitir dados? Ao longo dos anos, mais terminais se conectaram à rede, hospedada pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) dos Estados Unidos, conhecida como ARPANet.

Em meados dos anos 1970, os engenheiros da DARPA Vint Cerf, Yogen Delal e Carl Sunshine desenvolveram um Protocolo de Controle e Transmissão e Protocolo de Internet, conhecido como TCP/IP, um meio de redes se ligarem, criando assim a internet.

É possível considerar o desenvolvimento do TCP/IP, assim como sua adoção uniforme pela ARPAnet em 1º de janeiro de 1983, como datas de nascimento da grande rede.

Ao longo dos anos, o número de terminais conectados aumentou, e novas redes fora da ARPAnet surgiram. Tudo isso preparou o terreno para a World Wide Web, proposta por Tim Berners Lee em 1989 como uma coleção de documentos de internet que poderiam ser visualizados em um navegador. Cinco anos depois, saiu o primeiro web browser, o Mosaic Netscape 0.9.

Fonte: IDG NOW