A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (14) o "Pacote de Serviços Digitais". A intenção é ampliar a transparência da Casa com mais ferramentas de internet. Uma das novidades é a transmissão on line das sessões de todas as comissões da Casa. O "pacote de internet" começa a funcionar na próxima quarta-feira (21).

Segundo a assessoria da Câmara, a maior parte das ferramentas foi desenvolvida por técnicos da Casa e utilizando software livre, portanto, sem custos. Na parte de software, o único gasto foi com a compra de uma nova ferramenta de pesquisa no portal da Câmara. A Casa pagou R$ 400 mil pelo software.

O outro gasto do pacote diz respeito ao aumento da banda. Os gastos mensais com o acréscimo do tráfego serão de R$ 40 mil. A ampliação foi necessária principalmente pela transmissão ao vivo de todas as sessões. Outra área que deve aumentar o tráfego é a "Biblioteca Digital", onde será disponibilizado todo o acervo da Casa.

O pacote também tem várias facilidades para os parlamentares. Eles terão assistência para desenvolver sites mais modernos e um novo sistema para administrar o funcionamento dos gabinetes.

Fonte: G1