Em carta aberta assinada por Richard Stallman, Open Rights Group alega que compra da Sun pela Oracle "limitará o desenvolvimento" do MySQL.

O Open Rights Group divulgou uma carta aberta nesta terça-feira (20/10) pedindo que a União Européia impeça que a Oracle controle o banco de dados aberto MySQL após a compra da Sun Microsystem, anunciada em abril de 2009.

A carta é endereçada a Neelie Kroes, responsável por coordenar a Comissão de Competição da União Europeia, que anunciou em setembro que investigaria a aquisição, avaliada em 7,4 bilhões de dólares, para descobrir se não há prejuízo à competição no bloco. A compra foi aprovada pelo governo norte-americano.

Na carta aberta, o grupo britânico fundado por cerca de mil ativistas digitais se junta à organização Knowledge Ecology International e ao fundador da Free Software Foundation e evangelista do software livre, Richard Stallman, de que a assimilação do MySQL pela Oracle "limitará o desenvolvimento das funcionalidades e do desempenho da plataforma aberta".

"A Oracle quer comprar o MySQL para prevenir uma erosão ainda maior da sua participação no mercado de licenças e serviços envolvendo bancos de dados, e proteger os altos preços que atualmente cobra pelos serviços e licenças dos seus bancos de dados proprietários", acusa o grupo no documento.

A atuação do MySQL no mercado vem pressionando empresas como a Microsoft e a própria Oracle em baixar os preços das licenças de bancos de dados proprietários.

Uma possível assimilação do MySQL "será uma grande derrota para a plataforma, potencialmente alienando e dispersando a comunidade de desenvolvedores" responsável pela tecnologia.

Fonte: IDG NOW