Durante a 8ª Oficina para Inclusão Digital, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 24 e 27 de novembro, o Serpro vai apresentar os resultados do trabalho que faz para converter seu capital tecnológico em educação e acesso para comunidades carentes.

Organizado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - SLTI/MP, o evento constitui um espaço para discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação para promover ações concretas para a inclusão digital no país.

A Oficina pretende reunir 3 mil participantes e contará com painéis, debates, oficinas práticas, apresentação de casos de sucesso e, ainda, a consolidação de um documento produzido pela sociedade civil com propostas para a política pública de inclusão digital. Os temas em destaque dessa edição são: o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR; o Observatório Nacional de Inclusão Digital; e as redes de formação e a articulação de projetos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.

Para a realização da 8ª Oficina, constituiu-se um Comitê Local composto pela Prodabel e pelas representações regionais do Serpro e da Dataprev, além do governo do Estado de Minas Gerais.

Inclusão na veia
Como maior empresa pública da América Latina na prestação de serviços de TIC, o Serpro carrega em seu DNA o potencial transformador que a tecnologia tem a oferecer à sociedade. Atualmente, o Serpro possui, em seu portifólio, sistemas e serviços que são exemplos mundiais, como a declaração do imposto de renda pela Internet, o Siafi, o Comprasnet e a Nota Fiscal Eletrônica.

E essa vocação tecnológica também é canalizada para o trabalho de inclusão digital e social. A empresa é responsável pela montagem mais de 3800 computadores em 330 telecentros comunitários, 321 deles no Brasil e 9 no exterior. Os espaços oferecem ferramentas livres e acesso à rede mundial de computadores.

"O Serpro é uma empresa pública, portanto, responsável por retornar à sociedade serviços e benefícios. Por meio do Programa Serpro de Inclusão Digital (PSID), a instituição interage diretamente com a sociedade e exerce a sua função social, promovendo a formulação de políticas públicas, a cooperação, o compartilhamento e o fortalecimento das capacidades das pessoas e das redes comunitárias", destaca o coordenador do PSID, Luiz Cláudio Mesquita.

Outra ação de destaque é o Projeto Oficina de Inclusão Sócio-digital, no qual o Serpro oferece, em todas as suas regionais, a infra-estrutura e incentiva seus empregados a alocar uma pequena parte de seu tempo de trabalho na instrutoria de cursos profissionalizantes para a comunidade.

Além dessa parte prática, o Serpro integra importantes grupos formuladores de ações, conceitos e políticas voltadas para a inclusão digital, sendo membro do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal; do Comitê do Projeto Casa Brasil; do Grupo Interministerial que coordena o Programa Computador para Todos; do Grupo Interministerial que coordena o Programa Computador Portátil para Professores; do Grupo Interministerial que coordena o Programa Um Computador por Aluno; e do Grupo Interministerial que coordena o Programa de Inclusão Digital do Governo Federal.

Serviço
8ª Oficina para Inclusão Digital
24 a 27 de novembro de 2009
Sesc Venda Nova - Rua Maria Borboleta, s/nº, Bairro Letícia, Belo Horizonte - MG
Informações e inscrições: http://oficina.inclusaodigital.gov.br

Fonte: Sepro