Latinoware
Começa nesta quinta-feira, dia 22, a 6ª Conferência Latino-americana de Software Livre – Latinoware 2009. O evento reunirá até o próximo sábado, dia 24, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), cerca de 4 mil participantes. A abertura acontece logo mais, às 19 horas, e contará com a presença do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do assessor especial da Presidência da República para Assuntos de Tecnologia, César Alvarez, do presidente da Linux International, Jon Maddog Hall, do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, entre outras autoridades e personalidades do movimento Software Livre.

Promovida pela Itaipu Binacional, PTI, Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware contará com 184 palestras, mesas-redondas e minicursos sobre temas ligados à tecnologia da informação e da comunicação, sustentadas em sistemas de software livres desenvolvidos no continente.

A proposta da Latinoware é a de difundir e incentivar o desenvolvimento e a adoção da tecnologia livre nos países da América Latina, além de promover a integração cultural, econômica e tecnológica latino-americana. Um exemplo é o workshop promovido pelo Escritório de Montevidéu da Unesco sobre as ferramentas avançadas para o projeto, construção e gestão de bibliotecas e de recursos digitais com software livre no ambiente Greenstone. O workshop é voltado a todas as pessoas que trabalhem em organismos públicos ou privados e que tenham a necessidade de administrar informações digitais.

Durante a Latinoware, também será realizado o encontro 4CMBR, uma iniciativa de municípios brasileiros visando o livre compartilhamento de conhecimento e à colaboração entre comunidades. Na Latinoware, o 4CMBR expande seu encontro a todos os municípios latino-americanos, especialmente aqueles localizados na tríplice fronteira, visando discutir ações conjuntas, tratar de modelos de geração local de emprego e renda e compartilhar o máximo possível de informações sobre a melhoria da gestão pública e serviços ao cidadão com o uso de tecnologias livres.

Outro projeto de integração latino-americana que será apresentado durante a Latinoware é o de desenvolvimento do Portal Software Público para a América Latina. A proposta é criar portais de compartilhamento de softwares para países latino-americanos, utilizando como modelo o Portal do Software Público Brasileiro, que reúne desde soluções completas para a implantação de portais até complexos sistemas de geoprocessamento, passando por sistemas para a educação e ferramentas para a gestão pública.

A criação desses portais, que está sendo coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), será um primeiro passo para que, além de softwares brasileiros, programas de outros países possam ser compartilhados por mais nações.

A programação da Latinoware também conta com diversas palestras tecnológicas e apresentações sobre aspectos de qualidade de desenvolvimento de software livre e modelos de negócios que viabilizem a geração de emprego e renda.