Por Luiz Cruz

UnrHá exatos 9 dias do lançamento oficial da versão final do Ubuntu 9.10, com todas suas variações,  resolvi rodar o Ubuntu Netbook Remix 9.10 beta em um netbook Asus 1005 HA e para minha surpresa reconheceu o hardware inteiro, do bluetooth à webcam, sem precisar alterar uma linha nos arquivos de configuração.

Houve uma melhora significativa na interface gráfica. Na versão anterior a tela se dividia em três: menu, corpo (com ícones das aplicações) e opções (ou atalhos rápidos).  Agora está dividida em duas: menu na lateral esquerda e corpo.  É bom mencionar que os ícones são maiores e ao arrastar o mouse em cima deles, há um efeito de animação interessante.  Com certeza é uma preparação para telas touchscreen.  Outro detalhe é que as informações e ícones na barra de menu, tradicional do gnome, também passaram por uma boa polida gráfica.

A inicialização do novo Ubuntu é um ponto forte sem dúvidas, principalmente porque o Upstart (o gerenciador de inicialização) está sendo utilizado plenamente. Infelizmente neste caso não foi convincente.  Demorou 41 segundos para carregar, do gerenciador de boot até estar disponível para uso (com inicialização direta habilitada). Já o Windows 7 Ultimate no mesmo equipamento, levou 34 segundos. Mas este cenário certamente mudará  com a versão final.  Vale mencionar que a tela inicial, que utiliza o xsplash, também sofreu modificações de visual.

Veja a lista de algumas aplicações que vem com a distribuição:

Firefox 3.5.3
Cheese  - Para utilizar a webcam;
Bluetooth Manager - Gerenciador de comunicação;
OpenOffice 3.1 - Em inglês;
Empathy - Cliente mensageiro multiprotocolo;
Ubuntu One - Storage online de arquivos, com agenda e bloco de notas (2 GB).

Fonte: Info Online