SÃO PAULO - O Departamento de Defesa dos EUA publicou um memorando favorável ao uso de software livre pelos órgãos militares do país.

Segundo o H-Online, o texto foi criado para esclarecer a posição de outro documento, publicado em 2003, não deixava clara posição do departamento, a chegando a dar a impressão de que o código aberto não era permitido.

O novo memorando aponta diversas vantagens no uso dos softwares, incluindo a liberdade para alterar o código e baixo custo, por exemplo.

"O software que melhor atende as necessidades deve ser utilizado, independentemente de ter código aberto", afirmou David M. WeggerenPDF, chefe do centro de informação do Departamento de Defesa.

O documento aponta a necessidade de pesquisa de mercado para definir quais programas podem, ou não, ser utilizados internamente.

A questão da licença também foi levantada. Em um dos parágrafos, o texto informa que a agência não é obrigada a distribuir o código alterado para o público. Caso isso venha a acontecer, a questão de redistribuição deverá ser discutida.

Fonte: Info Online