livroExplicar de forma simples o software livre e o movimento que busca sua difusão pelo mundo é o objetivo do livro “A Revolução do Software Livre”, lançado nacionalmente na 6ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2009, por um grupo de especialistas no assunto, nesta sexta-feira, 23, em Foz do Iguaçu.

A publicação é direcionada não só para os desenvolvedores de tecnologias da comunicação, mas também para qualquer interessado pelo tema. Editada pela associação amazonense Comunidade Sol, a obra tem 368 páginas, com artigos de dez colaboradores de diferentes regiões do País. A primeira edição é de mil exemplares.

Logo em sua contracapa, uma explicação clássica: “software livre é todo programa de computador que pode ser executado para qualquer finalidade; que pode ser estudado e adaptado às necessidades de qualquer usuário; que pode ser distribuído para qualquer pessoa; e que pode ser aperfeiçoado e ter as melhorias conquistadas distribuídas sem distinção”.

O prefácio é assinado por Jon “Maddog” Hall, diretor-presidente da Linux International (associação sem fins lucrativos) e uma das figuras mais respeitadas pela comunidade de desenvolvedores do planeta. “Muitas pessoas não entendam o processo de criação de um software. Depende de nós esclarecermos isso à sociedade, para nossos pais, nossos filhos. Esse livro tem esse propósito”, afirmou na palestra.

Para o organizador do título, Tiago de Melo, o objetivo foi produzir um material sobre os conceitos de software livre em diversos aspectos. Os capítulos abrigam textos sobre o be-a-bá do movimento, licenciamento de software, direito autoral, patente, cultura livre, negócios, desenvolvimento colaborativo, espírito de liberdade, segurança dos códigos-fonte, entre outros tópicos.

“Existia e ainda existe uma demanda na sociedade por publicações sobre a matéria. Apesar disso, há poucas publicações sobre o tema e menor ainda em nosso idioma. O livro vai contribuir para preencher essa lacuna”, afirmou Melo, que é bacharel em Processamento de Dados e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Segundo ele, o ideal libertário segue na distribuição, feita gratuitamente para diversas entidades nacionais de ensino e pesquisa.

Mais de 100 instituições, de cerca de 15 Estados, estão recebendo a obra. “Muitas vezes as pessoas querem difundir o conceito livre, mas careciam de argumentos. Estamos dando os subsídios a elas para a defesa do movimento”, explicou Melo.

Mais informações sobre a “A Revolução do Software Livre” podem ser obtidas no site www.comunidadesol.org. O próximo passo dos idealizadores do livro é publicá-lo na internet para torná-lo acessível para um número maior de pessoas. Entretanto ainda não existe data para o impresso ganhar uma versão virtual.