Ubuntu
A Canonical anunciou que a atualização do novo sistema operacional Linux Ubuntu estará disponível para download a partir desta quinta-feira, dia 29 de outubro. Entre os principais destaques da versão 9.10, que tem o codinome Karmic Koala, está a integração com a nuvem computacional. A nova versão apresenta boot e o login mais rápidos, renovada estrutura de áudio e melhor conectividade de banda larga 3G.

O Karmic Koala virá com o Ubuntu One, um pacote de serviços online baseado em cloud computing, que funciona nuvem pessoal do usuáriona web. Isso facilita os processos de backup, a sincronização e o compartilhamento de arquivos de forma prática, segura e simplificada. O serviço é integrado com o Ubuntu 9.10 e gratuito até 2GB.

Além disso, a nova versão contará com o Quickly, um conjunto simplificado de ferramentas para desenvolvedores que ajuda a empacotar códigos e distribuí-los através dos repositórios de software da Ubuntu, e com o Ubuntu Software Center, que é, na verdade, o Adicionar e Remover Programas repaginado, dando aos usuários melhores informações e mais fáceis de entender sobre o software.

Usuários de netbooks e smartbooks também foram contemplados, e  terão acesso a melhorias na interface Remix para Netbooks do Ubuntu 9.10, que continua a aprimorar o padrão para o oferecimento de uma experiência de usuário mas fácil, útil e amigável em máquinas pequenas.

O Ubuntu Netbook Remix integrará o programa de mensagens instantâneas Empathy, que facilita a transferência de arquivos de texto, voz e vídeo.

Fonte: iMasters