Os participantes da Abertura Oficial do II Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em Porto Alegre foram unânimes em dizer que a fase atual em que a comunidade se encontra é de consolidação de ferramentas abertas, mas que há ainda muito trabalho pela frente. "Consolidação de todo potencial das ferramentas livres é a missão da próxima década", anunciou o sócio-fundador e embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques.


Para o diretor de operações do Serpro, Nivaldo Venâncio da Cunha, o Estado tem papel fundamental no mercado de software, não só por ser um dos maiores compradores, mas para pensar as políticas relacionadas. "O Brasil é exportador de commodities e a mão de obra especializada é respeitada internacionalmente, mas o país tem que dominar e produzir tecnologia", afirmou o diretor. Nivaldo também ressaltou a presença do presidente Lula no Consegi, evidenciando que o momento é propício para investir mais em SL. As ferramentas livres ganham espaço no governo, através de diversas iniciativas como o Correio Livre Expresso e, brevemente, a virtualização de servidores.

Na primeira fala da abertura do Fórum, o coordenador do Comitê de Software Livre do Serpro em Porto Alegre, Cezar Vianna, destacou que, no que diz respeito à implantação das plataformas abertas, já se avançou pelas fases de acreditar que é possível, de sensibilização e de uso, mas agora é preciso efetivar a etapa de contribuir. "O ano de 2009 é um marco: o Serpro começa a desenvolver um trabalho mais efetivo de desenvolvimento de SL compartilhado com a sociedade", afirmou o coordenador, que apresentou como exemplos deste novo momento o framework Demoiselle e o Correio Livre Expresso.

O coordenador estratégico de Software Livre do Serpro, Deivi kuhn, reforçou a importância da atuação dos comitês que a Serviço mantém em cada Regional e a realização dos fóruns locais. "É um trabalho de base, que ajuda a fortalecer o ideal de sermos colaborativos", concluiu. Antes, o coordenador ressaltou que não há dúvidas de que as tecnologias abertas possuem nível de serviço mais eficiente e econômico. Para ele, a mudança essencial é pessoal, com o exercício diário do compartilhamento do conhecimento.

No segundo dia do evento, banco de dados Postgresql, integração de ferramentas de correio eletrônico, licenciamento de SL e aplicações multimídia são alguns dos assuntos que serão abordados. Confira a programação e assista ao Fórum ao vivo no sítio: http://www.softwarelivre.serpro.gov.br/portoalegre

Fonte: Comunicação Social do Serpro