Software livre avança para etapa de consolidaçãoViewed 40 timesOs participantes da Abertura Oficial do II Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em Porto Alegre foram unânimes em dizer que a fase atual em que a comunidade se encontra é de consolidação de ferramentas abertas, mas que há ainda muito trabalho pela frente. "Consolidação de todo potencial das ferramentas livres é a missão da próxima década", anunciou o sócio-fundador e embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques.
Para o diretor de operações do Serpro, Nivaldo Venâncio da Cunha, o Estado tem papel fundamental no mercado de software, não só por ser um dos maiores compradores, mas para pensar as políticas relacionadas. "O Brasil é exportador de commodities e a mão de obra especializada é respeitada internacionalmente, mas o país tem que dominar e produzir tecnologia", afirmou o diretor. Nivaldo também ressaltou a presença do presidente Lula no Consegi, evidenciando que o momento é propício para investir mais em SL. As ferramentas livres ganham espaço no governo, através de diversas iniciativas como o Correio Livre Expresso e, brevemente, a virtualização de servidores.
Na primeira fala da abertura do Fórum, o coordenador do Comitê de Software Livre do Serpro em Porto Alegre, Cezar Vianna, destacou que, no que diz respeito à implantação das plataformas abertas, já se avançou pelas fases de acreditar que é possível, de sensibilização e de uso, mas agora é preciso efetivar a etapa de contribuir. "O ano de 2009 é um marco: o Serpro começa a desenvolver um trabalho mais efetivo de desenvolvimento de SL compartilhado com a sociedade", afirmou o coordenador, que apresentou como exemplos deste novo momento o framework Demoiselle e o Correio Livre Expresso.
O coordenador estratégico de Software Livre do Serpro, Deivi kuhn, reforçou a importância da atuação dos comitês que a Serviço mantém em cada Regional e a realização dos fóruns locais. "É um trabalho de base, que ajuda a fortalecer o ideal de sermos colaborativos", concluiu. Antes, o coordenador ressaltou que não há dúvidas de que as tecnologias abertas possuem nível de serviço mais eficiente e econômico. Para ele, a mudança essencial é pessoal, com o exercício diário do compartilhamento do conhecimento.
No segundo dia do evento, banco de dados Postgresql, integração de ferramentas de correio eletrônico, licenciamento de SL e aplicações multimídia são alguns dos assuntos que serão abordados. Confira a programação e assista ao Fórum ao vivo no sítio: http://www.softwarelivre.serpro.gov.br/portoalegre
Fonte: Comunicação Social do Serpro
PSL-Brasil - Software livre avança para etapa de consolidação - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário