Microsoft afia suas garras e reage ao Google July 13, 2009, by Miguel Matiolla - No comments yetViewed 29 timesA Microsoft prepara o contra-ataque ao avanço do rival Google, com o sistema operacional Chrome OS. A empresa promete novidades como versões online de seus software e um maior investimento no modelo de 'cloud computing', computação em nuvem, para estender o Windows para a internet.
A guerra entre as partes ficou clara. E os passos também. Se o Google quer levar sua plataforma de internet para os PCs, a Microsoft, ao que parece, agora, caminha na direção oposta (dos PCs para a Internet). O Chrome OS está com lançamento previsto para 2010. A MS promete ter o seu novo modelo até o final deste ano.
As novidades da Microsoft devem ser anunciadas durante uma conferência que acontecerá em News Orleans, nos Estados Unidos. Nela, a MS deverá enfatizar e, principalmente, reforçar a estratégia de 'software mais serviços', lançada há três anos.
Depois de fortes investimentos em datacenters e desenvolvimento de software para amparar esses movimentos, a Microsoft está pronta, segundo reportagens de agências internacionais, para definir os planos para versões de Internet de alguns de seus principais produtos. Entre os que devem atrair mais atenções está a próxima versão do pacote de aplicações Office, previsto para ser lançado no início de 2010.
Até agora, o Google teve pouco sucesso em vender assinaturas corporativas para seu próprio pacote de aplicações leves online que rivalizam com o Office, com os clientes pagantes calculados em apenas "centenas de milhares", de acordo com a empresa de internet. Mas uma versão gratuita do software atraiu mais de 15 milhões de usuários, pressionando a Micrisoft a oferecer mais elementos grátis em seu pacote Office.
Stephen Elop, à frente dos negócios Microsoft Office, reiterou que o objetivo da empresa era ampliar os meios pelos quais oferta o software aos consumidores. A maioria dos analistas acredita que uma versão grátis e enxuta do Office online para rivalizar com os aplicativos gratuitos da Google causaria poucos danos aos ganhos da Microsoft, uma vez que atrairia um número relativamente pequeno de interessados.
A Microsoft também deve anunciar planos de preço e lançamento para seus sistema operacional baseado na internet, chamado Azure. Será um ataque ao Google no negócio de vender recursos para computadores pela internet, permitindo que desenvolvedores comprem capacidade para rodar suas aplicações baseados na quantidade de arquivos, largura de banda ou outros recursos que utilizem.
A Amazon foi a primeira a liderar esse mercado, vendendo acesso à rede de computadores que construiu para suas operações de varejo. No entanto, a grande base de desenvolvedores que já depende da tecnologia da Microsoft e a capacidade da empresa de usar sua escala maciça para cortar preços, devem torna-la uma força significativa no mercado.
Fonte: Convergência Digital
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