terça-feira, julho 21, 2009

iMasters - Crise financeira impulsiona tecnologia open source - Software Livre

Sexta-feira, 13/02/2009 - 11:00 - Por Fábio Cavalcante
Seções relacionadas:
Crise financeira impulsiona tecnologia open source

Originada nos Estados Unidos, a crise financeira afeta todos dos países do mundo. No Brasil, muitas empresas terão uma escassez de investimentos e contratação de profissionais no intuito de cortar gastos. Já houve, inclusive, casos de demissões e férias coletivas. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 71% das empresas consultadas do país, tiveram seus investimentos prejudicados e 57% estão revendo suas projeções de vendas para 2009.

Com a crise econômica afetando as atividades das companhias, uma solução eficaz para redução de custos será a inclusão de serviços de TI baseados em tecnologia open source. Diante de orçamentos reduzidos, os executivos estão sendo desafiados a gerar mais resultados. Existe uma relação direta entre maior uso de software e aumento de produtividade empresarial e econômica. Portanto, um maior incentivo à produção de softwares através do modelo open source aumenta as condições para o reuso do conhecimento e consequente maior produtividade em todos os setores da economia.

Entre os principais benefícios estão o baixo custo e a aumento da flexibilidade dos negócios. Além disso, não é necessário o pagamento de insumos e royalties em dólares, o que reduz o risco de uma variação cambial. Os executivos reconhecem cada vez mais que essas soluções ajudarão suas companhias a obterem grandes vantagens econômicas e operacionais, além de aumento de inovação, eficiência da TI no apoio aos negócios, tempo de colocação no mercado e vantagem competitiva. A adoção do open source não é exclusiva para empresas privadas, com forte presença no setor público.

A pesquisadora de serviços e tecnologia do Gartner, Laurie Wurster, concluiu recentemente um amplo estudo sobre a implementação do código aberto dentro dos empreendimentos de todo o mundo. Dentre os 274 consultados, 63% disseram que estão usando sistemas operacionais abertos. Segundo ela, a recessão impulsionou as corporações a economizarem comprando tecnologias open source.

No Brasil, existem empresas especialistas em trabalhar com modelo de software open source. Para Paulo Justino, Superintendente Comercial da Powerlogic, a adoção do open source gerenciado permite que, de um lado, as empresas tenham alternativas de fornecedores, evitando a dependência, e, de outro, a segurança de uma relação comercial, associadas à prestação de serviços, com suporte de qualidade, documentação, treinamentos e com transferência de tecnologia. Ele ressalta ainda que um aspecto muito importante nos dias de hoje é atualização tecnológica. Neste sentido "o movimento open source permite o acesso simultâneo dessas inovações em todo o mundo, reduzindo a zero o gap tecnológico do país", completou.


iMasters - Crise financeira impulsiona tecnologia open source - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio