terça-feira, julho 21, 2009

iMasters - Desenvolva para iPhone e Android com apenas uma plataforma - Linux

Quarta-feira, 01/07/2009 - 09:00 - Por Rodrigo Diniz Rosa
Seções relacionadas:
Desenvolva para iPhone e Android com apenas uma plataforma

Titanium mobile

O TitaniumMobile é uma ferramenta que facilita a vida de desenvolvedores iniciantes eintermediários, permitindo a criação de aplicativos para o iPhone e para o Androidno mesmo projeto.

O iPhone já consagrou uma fatia nesse mercado, comcerca de  46 milhões de usuários àdisposição dos desenvolvedores. O mercado está amadurecendo e ainda existeespaço para  todos, mesmo tendo que acharseu lugar ao sol em um universo de mais de 50 mil aplicativos já disponíveis. O Android, que avança mais lentamente mundo afora, já possui estimativasentre 100% e 900% de crescimento nos próximos 3 anos. Sim, 900% entre osotimistas. Além atuar no terreno dos smartphones e cia, ele vai atuar emdiversos modelos de netbooks.

Estas duas plataformas estão em alta no mercado,porém para uma é necessário dominar o Objective-C e, para a outra, o Java. Então, para quais destas se dedicar? Como conciliar seus trabalhos do dia-a-dia?Dá tempo? E se eu largar tudo para concorrer aos milhões do Google Code? Quemdera, né?

A especialista em desenvolvimento em código aberto Appceleratorfacilita a vida dos desenvolvedores com uma ferramenta que permiteaplicações nativas do iPhone e Android construídas com tecnologias web, umframework diferente e ferramentas para integrar a atual comunidade dedesenvolvedores. Está em fase beta um novo módulo voltado a aplicativosmóveis da plataforma Titanium, que permite criar aplicativos ricosnão só para dispositivos móveis, mas também para desktop e para ainternet, numa aplicação muito amigável, intuitiva e lotada de fontes deinformação de fácil acesso.

A idéia do Titanium é não precisar dominar linguagensespecíficas para cada plataforma, sendo possível, assim, desenvolver suas aplicaçõesabusando de suas habilidades em JavaScript, HTML ou CSS.

Com Titanium, vocês obtêm acesso a dispositivosnativos como GPS, sistemas de arquivos locais, banco de dados, fotos e outros.Suas aplicações poderão ser ótimas porque elas podem usar elementos nativos deUI (Interface com o Usuário), transições, estilos e elas executarãoperfeitamente em ambos os dispositivos (iPhone e Android), porque aferramenta compila o Titanium para os códigos nativos de cada tipo dedispositivos.

A versão mobile, que é integrada ao TitaniumDeveloper, ainda está em fase beta. Na seção de downloads, preencha umformulário de requisição para beta tester e espere os e-mails de confirmação. Aversão para desktop da plataforma é distribuída gratuitamente sob licençaApache Public License v2 e pode ser baixada no site da Appcelerator.

Embora a Titanium seja gratuita, a companhiaplaneja faturar oferecendo serviços de teste e análise dos aplicativos criadosna plataforma. Um representante do grupo lhe envia um e-mail diretamenteoferecendo os benefícios do servido pago, que são bons mesmos até você dominarcompletamente o ambiente.

Para mais informações acesse o site daAppcelerator e TechCrunch

Outra boa dica são os Webcasts sobre a ferramenta, real time, com vídeo, audio e chat, seguindo a mesma linha dos webcasts do Google Adwords, porém, para acessar você precisa se cadastrar e receber um e-mail "Get Start with Titanium Mobile".

Referência de javamovel.com


iMasters - Desenvolva para iPhone e Android com apenas uma plataforma - Linux

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio