Squeakfest Brasil 2009 ocorre de 23 a 25 de julho na UFRGS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.pensamentodigital.org.br

Um dos mais importantes eventos internacionais de informática na educação acontece a partir de hoje até sábado (25 de julho), no Campus Central da UFRGS. É a sexta edição do Squeakfest, um encontro que reúne desenvolvedores de programas de informática para o ensino com seus usuários: professores, alunos e gestores de educação. É a primeira vez que o evento, que ocorre tradicionalmente em Chicago ou Los Angeles, chega ao Brasil.

O Squeakfest é uma promoção da Fundação Pensamento Digital e do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da UFRGS, ambos liderados pela professora Léa Fagundes, uma das precursoras da inserção da informática na educação e referência nacional no tema. “A informática precisa se transformar em aliada da educação. Ela estimula a lógica, o pensamento, a interação, a compreensão da física, da química, da matemática, de tudo aquilo que não é palpável nas aulas tradicionais e torna-se compreensível com a possibilidade de visualizar com o uso da tecnologia”, analisa Léa.

Para o evento, virão alguns dos mais importantes desenvolvedores do Vale do Silício, que se dedicaram também a pensar a inserção da tecnologia digital na escola. Muitos dos profissionais que estarão em Porto Alegre estiveram à frente de pesquisas de ponta para gigantes da computação e hoje se dedicam ao Viewpoints Research Institute, uma organização não governamental fundada para impulsionar a educação e o aprendizado entre crianças de todo mundo a partir da computação. A principal liderança dessa organização é Alan Kay, responsável pelo desenvolvimento do Squeak Etoys, um software gratuito, livre e disponível na internet (no site www.squeakland.org) que está revolucionando o aprendizado em países como Estados Unidos, Alemanha, Peru e Uruguai e iniciando sua aplicação no Brasil.

A solução promove a interação entre os estudantes para a criação de seu próprio conhecimento. Com o software, as teorias da física, química e matemática tornam-se muito mais palpáveis para as crianças, pois elas criam os movimentos e os efeitos gerados a partir de seus próprios comandos e de sua imaginação. Os resultados práticos dessa aplicação em locais tão distantes e em realidades tão diferentes, como em uma escola na Alemanha, em um colégio no interior do Uruguai e em uma instituição da rede pública em Porto Alegre serão relatados durante o evento. “O Squeakfest é uma oportunidade de difundir uma solução fácil, gratuita e disponível a gestores de educação, professores, pais e alunos”, considera Marta Voelcker, superintendente da Fundação Pensamento Digital e integrante da diretoria da Squeakland Foundation, dos Estados Unidos, criada em 2008 para promover o uso do Squeak Etoys na Educação. Além de palestras com desenvolvedores e relatos de aplicação da informática nas escolas, o Squeakfest Brasil permitirá que as pessoas conheçam o software, já que terá 60 laptops disponíveis, cedidos pela Intel, Dell e Positivo para serem utilizados em oficinas de iniciação.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site www.pensamentodigital.org.br. Os participantes interessados poderão solicitar certificado
de atividade de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para emissão de certificado, será cobrada uma taxa única de R$ 5, a ser paga no primeiro dia do evento. A programação pode ser acessada no link: http://www.pensamentodigital.org.br/?q=node/1050.


Fonte: Portal Fator Brasil