sexta-feira, julho 24, 2009

Linha Defensiva - Computadores usados em ataques DoS podem ter perdas de dados - segurança

Computadores usados em ataques DoS podem ter perdas de dados

PCs-zumbi usados em ataques DoS contra EUA e Coréia do Sul contém código malicioso que, quando disparado, pode corromper dados do disco rígido

Leonardo Brito | 12/07/2009 - 22h05

Recentemente, computadores-zumbi (bots) lançaram ataques de negação de serviço (Denial of Service ou DDoS) contra alvos civis e governamentais dos Estados Unidos e Coréia do Sul. Agora há uma gradual redução dos ataques; porém, especialistas afirmam que os computadores infectados contém código que pode provocar a destruição dos dados armazenados no PC.

Bots são os PCs infectados por determinado código que permitem controle parcial ou total por terceiros. Podem formar um conjunto coeso chamado botnet. Foram botnets que atacaram, de maneira conjunta, sites do governo e de empresas da Coréia do Sul e EUA neste mês.

Especialistas afirmam que o código usado para infectar e tomar controle dos computadores-zumbi é uma versão do vírus Mydoom, famoso por atacar o site da Microsoft em 2004. Segundo os especialistas, esta versão do Mydoom está programada para baixar certo código de diversos servidores pela web.

Esse código inclui um cavalo de troia que apaga ou torna inacessíveis os dados do disco rígido, substituindo-os por mensagens ou encriptando-os. Além do disco rígido, qualquer outra forma de armazenamento ligada ao PC, como pendrives, também são afetadas.

Nesta sexta-feira (10) a equipe de resposta a ataques virtuais do governo sul-coreano confirmou casos de perda de dados entre computadores-zumbi.

Os especialistas estimam que 60 a 100 mil computadores estão infectados com o código potencialmente “suicida”. Não há, segundo eles, motivo para medo entre usuários que estejam protegidos por antivírus atualizados e tenham tomado o cuidado de não abrir anexos de e-mails suspeitos.


Linha Defensiva - Computadores usados em ataques DoS podem ter perdas de dados - segurança

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio