terça-feira, julho 21, 2009

iMasters - Criando montagens com o Gimp - Software Livre

Segunda-feira, 08/12/2008 - 09:30 - Por Matheus Santana Lima
Seções relacionadas:
Criando montagens com o Gimp

O que podemos fazer?

O Gimp é um programa de edição de imagens que permite que façamos várias coisas, dentre elas podemos transformar esta imagem:

Nestas imagens:

Neste artigo tentaremos ensinar como fazer estas brincadeiras com montagens. Depois de abrir o Gimp, abra a imagem que "recortaremos" para fazer a montagem.

Depois de abrir a imagem sua tela ficará mais ou menos assim:

Agora na janela com as ferramentas, clique no ícone da tesoura.

Agora vá contornando a borda da parte da imagem que você quer selecionar, faça um ponto bem próximo do outro para que fique o mais perfeito possível nosso recorte, assim:

Quando terminar de contornar a figura desejada, clique na primeira bolinha que você marcou, "fechando" a imagem, assim:

Quando terminar de fazer este contorno, tecle uma vez o botão Enter. Sua imagem ficará marcada assim:

Retiraremos a parte que contornamos da imagem. Para fazer isto, clique no botão Control e, sem soltar, aperte o botão X. Sua imagem ficará assim:

Agora aperte os botões Control e, sem soltar, aperte V. Repare que a parte que recortamos voltou a aparecer na tela do computador.

Devemos criar uma nova imagem somente para a parte que recortamos. Para fazer isso, clique na janela em que está escrito "Camadas, canais...". Veja que existe um quadradinho chamado "Seleção Flutuante". Este quadrado é a figura que recortamos da imagem. Para criar a imagem nova, somente com a parte que recortamos, clique com o botão direito do mouse no quadradinho escrito "Seleção Flutuante", e clique na opção "Nova Camada".

Vamos apagar a imagem original que recortamos. Para fazer isto, clique no quadradinho chamado Fundo e arraste­-o até o botão com o desenho de uma lixeira.

Veja que temos uma imagem sem fundo, é agora que vamos colocar a outra imagem que desejamos para fazer a montagem.

Para colocar o fundo, clique em " Arquivo" e depois em "Abrir como Camadas...":

Abra a janela de Camadas, veja que a imagem que abrimos tem o quadradinho "em cima" do quadradinho da imagem que recortamos, clique no quadrado da imagem que adicionamos e arraste­-a para que fique embaixo do quadrado da figura que recortamos.

Vai ficar assim:

Agora temos este resultado:

Devemos corrigir o tamanho da imagem que recortamos. Para fazer isto clique na janela de camadas, no quadradinho que tem a figura que recortamos, e depois na janela de ferramentas clique neste botão:

Agora clique em um dos quatro cantos da imagem e aumente ou diminua, de acordo com a sua preferência, quando terminar, clique no botão "Redimensionar".

Depois de ajustar a imagem que recortamos temos este resultado:

Agora vamos juntar os quadradinhos para podermos finalizar a montagem. Na janela de camadas, clique com o botão direto no quadrinho da imagem que adicionamos por último e depois clique na opção "Combinar Camadas Visíveis".

Será aberta uma janela, clique no botão "Combinar".

Finalizando as montagens

Ainda é possível perceber que existem falhas na montagem, pois ao recortar a imagem nunca fazemos algo perfeito. Para "disfarçar" isto usaremos uma ferramenta que vai borrar um pouco nossa montagem e fará com que ela fique mais realista. Para isto clique no botão que possui uma pequena mão:

Agora você deve contornar a parte que "colamos"; dê um clique e arraste na borda até fazer todo o contorno.

Depois de terminar a borragem da imagem, vamos salvar a montagem que fizemos. Clique em " Arquivo" e depois em "Salvar uma Cópia...".

Será aberta uma janela para salvar a imagem que criamos. Escolha o lugar que quer salvar o arquivo, coloque um nome para ele e clique em "Salvar". Novamente será aberta uma nova janela, e clique de novo em "Salvar".

Agora é só sair do Gimp.


iMasters - Criando montagens com o Gimp - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio