terça-feira, julho 21, 2009

iMasters - Ubuntu Netbook Remix - Linux

Segunda-feira, 01/06/2009 - 09:30 - Por Rodrigo Diniz Rosa
Seções relacionadas:
Ubuntu Netbook Remix



Recentemente,iniciei uma cruzada "Xô Windows!" com meus computadores, pois estava cansado de tanto ter decorrer atrás de remendos no Windows XP, reinstalações no Vista e decepções como 7. Claro, dada às minhas condições, uso de programas de putt-ssh, editores,códigos, planilhas, reinderizadores, portables, aplicativos móveis, ou seja,uma diversidade muito grande de programas a serem utilizados. Depois, claro, arebeldia com o Windows Mobile e suas limitações e "trancos" ao hardwareque ele ocasiona (mas ainda sou usuário assíduo de Windows Mobile). Nos capítulosseguintes a essa história, como bom usuário mal acostumado de Windows, fuiprocurar uma distro Linux que me atendesse. Bonita, funcional e que rodeprogramas Windows.

OpenSuse,campeão, sistema maravilhoso. Ubuntu, rei, realmente uma distribuiçãomaravilhosamente desenvolvida. Mas e o Netbook? Meu EEEPC 4G levou uma surra doWindows XP que veio nele, ocupando incríveis 3.8 GB de um HD de 4GB.

Xandros,OpenSuse, Ubuntu... Comecei pelo OpenSuse, realmente um ótimo sistema e o gerenciadorde configurações Yast é o melhor que já testei, realmente muito completo. Masficou pesado e eu não me adaptei muito bem ao ambiente.

Xandros:Nem consegui instalar.

Ubuntu: Jáestou usando o 9.04 no Notebook, mas queria algo voltado para Netbooks, telapequena, pouco espaço, etc. E achei a distribuição Linux mais adequada paraqualquer usuário Windows, desenvolvida para Netbooks: o Ubuntu Netbook Remix,que acabei encontrando um artigo traduzido por Roberto Bechtlufft no Clube doHardware.

Qual é adiferença entre um sistema operacional para Netbook dos demais? Adaptação.Qualquer sistema operacional funciona num EEE PC, Acer Aspire e companhia, temgente já rodando até o Windows 7 neles. Porém rogo a praticidade e velocidadede um S.O no meu netbook. Por isso, sistemas operacionais com seudesenvolvimento voltado para as necessidades de um netbook são o diferencialdesejado. Como tela menor, pouco espaço em disco, necessidade de utilizarprogramas portables e um bom gerenciamento dos perfis de energia.

O UbuntuNetbook Remix atende a todas essas demandas e acrescenta uma organização detelas voltada para os pequeninos, acesso rápido a links, configurações ereconhecimento total de hardware (Testei apenas no EEE PC).

Você podebaixar o Ubuntu Netbook Remix aqui, ele vem como um arquivo de imagem (.img) doqual com o programa Disk Imager você grava o S.O diretamente numPenDrive (plugue o pendrive  no seu EEE,inicie o sistema e vá na BIOS para alterar a ordem de boot para começar no PenDrive),a instalação é muito simples, rápida e intuitiva. 

Cerca de 30minutos depois você tem um S.O de verdade rodando para netbook. Note que, emalguns modelos, o cursor do mouse trava ao ser deslizado, devido a umaincompatibilidade de hardware, para resolver isso faça o seguinte:

Primeiro,baixe os arquivos do kernel que funciona, digite ou copie e cole os seguintescomandos no Terminal (Acessórios/Terminal), dica também colhida no artigo de Roberto Bechtlufft:

wget http://launchpadlibrarian.net/24767281/linux-image-2.6.28-11-generic_2.6.28-11.40_i386.deb
wget http://launchpadlibrarian.net/24767282/linux-headers-2.6.28-11-generic_2.6.28-11.40_i386.deb
wget http://launchpadlibrarian.net/24767280/linux-headers-2.6.28-11_2.6.28-11.40_all.deb

Depois,instale os três DEBs baixados com o dpkg:

sudo dpkg -i linux-*

Agorareinicie o computador. Depois de iniciar, os efeitos de mouse do desktop devemestar funcionando corretamente, com movimentos suaves dos ícones giratórios aolançar aplicativos e notificações.

A etapafinal é marcar o kernel atual para que não seja atualizado (do contrário eleserá atualizado na próxima seqüência de "aptitude update &&aptitude safe-upgrade"):

sudo aptitude hold linux-image-2.6.28-11-generic linux-headers-2.6.28-11-generic linux-headers-2.6.28-11

Pronto,reinicie mais uma vez e seu mouse estará funcional.

O UbuntuNetbook Remix sacrificou diversos elementos visuais e distribuiu seus ícones ejanelas de forma que não estourassem a tela ou o acesso a comandos ficasselimitado, resultado num "Desktop" extremamente funcional.

Com o Wine (para instalar vá em Aplicativos -> Adicionar/Remover), aintegração com programas Windows ficou perfeita. O melhor, no meu caso, foibaixar todos os programas portable e copiá-los no cartão de memória SSD.  Deixando apenas o mínimo no HD local.

No Firefoxeu ainda instalei: Nasa Night Launch; Delicious Tool Bar; Twitter Fox; Evernote e o Speed Dialpara melhorar o acesso a informações que compartilho.

Por último, instalei o Google Gears e o Gmail Drive para ter todos os meusarquivos compartilhados. 

Mas a busca não para, ainda quero testar o Android no netbook. Aliás, alguémsabe me dizer por que cargas d'água o Android não chega "oficialmente" ao Brasile baixa logo de preço?


iMasters - Ubuntu Netbook Remix - Linux

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio