Terça-feira, 17/02/2009 - 10:10 - Por Leandro BarbosaNovo Debian 5, Novo Kernel 2.6.28 e problemas com VMWare
Seções relacionadas:Bom dia, prezados colegas. Desculpe a quebra de seqüência nos artigos sobre Mikrotik, o que ocorre é que tivemos a recém chegada de novas versões dos componentes mais utilizados quando falamos de virtualização de serviços e servidores.
Vamos conhecer um pouco sobre o novo kernel 2.6.28, o novo Debian 5 e o principal, que será a instalação do VMWare com dicas e informações para serem utilizadas, inclusive com utilização de outras versões de kernel, distribuições e versões do VMWare.
1 - O novo Debian 5 Lenny
No ultimo sábado, dia 14, foi disponibilizada no site do http://www.debian.org/CD/http-ftp/#stable a nova versão do Debian, agora na versão 5.0.
O Lenny, como é conhecido, estava em desenvolvimento e disponível na versão instável no site enquanto, paralelamente, o sistema estava sendo aperfeiçoado e desenvolvido.
Logo na instalação do sistema, observamos a primeira melhoria, um menu é apresentado solicitando a escolha da opção de instalação que fornece a opção de instalação com interface gráfica e com suporte à utilização do mouse. Nas versões anteriores o mesmo processo era possível, porém sem muitas informações, tornando a vida dos novos usuários e leigos mais difíceis.
Figura 1 - Tela de escolha da linguagem utilizada no modo gráfico da instalação
Outra melhoria é o suporte para notebooks e até mesmo computadores. Muitos problemas foram relatados nos fóruns e listas de discussão, como problemas com drivers de vídeo da nVidia, funcionamento de som Intel / chip Realtek.
Alem, é claro, de fornecer um kernel mais atualizado na versão 2.6.26.1 e outras melhorias.
2 - Kernel 2.6.28
Lançado no final do ano de 2008, o novo kernel 2.6.28 teve melhorias e suporte a novas funções que antes apresentavam certo trabalho para habilitar.
Uma destas funções é o suporte a placas wireless Broadcon (comum nos novos notebooks). Antes eram precisas algumas configurações e ativação de alguns módulos no kernel para ativar este suporte. Agora já está pré-configurado no kernel e fica a cargo do programador retirar ou manter este suporte.
OBS: este não resolve o problema de ativação do rádio, utilizado nos notebooks e normalmente reconhecido por um firmware.
Outro ponto de melhoria que foi incorporado no kernel é o suporte a mais de 4Gb memória RAM para instalações de 32bits ainda em modo de observação e experiência. Para que esta função seja ativada basta selecionar as opções a seguir, como mostrado abaixo:
Processor type and features --->
High Memory Support (4Gb) ---> # altere esta opção para suporte 64Gb[*] 64 bit Memory and IO resources (EXPERIMENTAL) # ative esta opção carregando no kernel conforme mostrado
Ainda na mesma opção, aproveite para configurar o seu tipo de processador, para obter maior poder de processamento na utilização do seu sistema.
Melhor controle de utilização da memória, melhor desempenho, etc. Estas e outras melhorias podem ser encontradas nesta nova versão. Cuidado, atenção e paciência são indispensáveis para qualquer um que esteja explorando uma nova versão do kernel ou que esteja aprendendo a efetuar este procedimento.
Link para download desta e outras versões http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/
3 - Instalando VMWare Server
Com todos estes novos recursos citados anteriormente, e com uma poderosa ferramenta de virtualização, é fácil a conclusão de que um recurso como este pode agregar muito valor à TI de uma empresa.
Porém, veja abaixo alguns dos problemas encontrados nas tentativas de instalação do VMWare.
- Compilação do VMMON
- Compilação do VMNET
- Disposição dos fontes do kernel atual do Linux
- Updates de instalação e adequação da instalação do VMWare
- Execution aborted
Muitos destes problemas estão relacionados aos fontes de compilação em C (GCC e G++), das incompatibilidades do kernel com o VMWare, dentre outros.
O que é preciso para efetuarmos uma instalação com segurança e sem problemas do VMWare em qualquer kernel, distribuição, etc.
Os seguintes pacotes devem estar devidamente instalados, muitos deles são utilizados durante o processo de compilação do kernel, por isso devem estar já instalados no sistema.
gcc-4.1 ou 4.3 Obs: para compilar o vmmon e vmnet durante a instalação deve ser utilizada a mesma versão do gcc utilizado na compilação do kernel.
g++-4.1 ou 4.3kernel-package
ncurses-devfakeroot
Faça o download do VMWare na própria página do fabricante e gere uma chave de ativação do sistema: http://www.vmware.com/download/server/
O próximo passo para prosseguirmos com a instalação é encontrar o patch de instalação do VMWare para a versão do Kernel utilizada.
Obs: este patch é o responsável por corrigir os problemas de incompatibilidade das versões do kernel com o VMWare e para cada versão do kernel deve ser utilizado um determinado patch.
No caso no Kernel 2.6.27 e 2.6.28, o patch pode ser baixado no link a seguir
http://www.insecure.ws/warehouse/vmware-update-2.6.27-5.5.7-2.tar.gzJá de posse dos pacotes para instalação, descompacte o tar.gz do VMWare em qualquer diretório de sua preferência repita o processo com o pacote do patch de instalação.
tar -xvzf vmware-server-x.x.x
tar -xvzf vmware-update-x.x.x (em alguns casos o arquivo de patch poderá ser encontrado pelo nome vmware-any-any-x.x.x)Entre no diretório de instalação do VM e execute ./vmware.install.pl e prossiga com a instalação até o momento em que será apresentado a mensagem abaixo e deve ser dada a entrada 'no'.
Before running VMware Server for the first time, you need to configure it by
invoking the following command: "/usr/bin/vmware-config.pl". Do you want thisprogram to invoke the command for you now? [yes] no
Aqui o processo de instalação será paralisado, porém alguns dos arquivos principais, copiados para o sistema. Agora vamos ao próximo passo que é executar o patch que foi descompactado anteriormente. Com ele será dada continuidade a instalação do VM.
cd vmware-update-x.x.x
./runme.plSiga com a instalação verificando o que é solicitado, em alguns momentos quando solicitada uma entrada sim ou não, o padrão do sistema pode deixar a entrada com valor incorreto e é preciso efetuar a correção.
Após informar a localização dos fontes no sistema, normalmente no diretório /usr/src/linux/includes, o sistema irá compilar o vmmon e o vmnet. Se a compilação estiver certa e os fontes em C devidamente instalados e configurados, a instalação e configuração do VM continuará normalmente, basta ter atenção ao que for solicitado.
Muitas vezes ocorre o seguinte erro durante o processo de compilação: Execution aborted.
Isso porque algo nos fontes g++ ou gcc não está corretamente configurado ou não está instalado.
Qualquer dúvida pode encaminhar um e-mail ou postar aqui na página. É possível que alguns erros ocorram devido à grande diversidade de variáveis de funcionamento, por isso quando forem me encaminhar as dúvidas informem a versão do kernel, qual o VMWare utilizado e qual a versão do gcc utilizado.
Uma boa semana a todos e mãos à obra.
iMasters - Novo Debian 5, Novo Kernel 2.6.28 e problemas com VMWare - Linux
terça-feira, julho 21, 2009
iMasters - Novo Debian 5, Novo Kernel 2.6.28 e problemas com VMWare - Linux
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário