terça-feira, julho 21, 2009

iMasters - Aproveitando melhor o aptitude - Linux

Quarta-feira, 29/04/2009 - 09:15 - Por Diogo Galvão
Seções relacionadas:
Aproveitando melhor o aptitude

Pra quem usa Debian ou semelhante, como o Ubuntu, talvez as notas abaixo sejam úteis na hora de gerenciar os pacotes pelo aptitude.

Resumo
  • CTRL-T para acessar o menu
  • %o é o atributo de download size no display format
  • u para update
  • U para upgrade
  • g para executar e confirmar as alterações
  • : para ignorar a atualização de um pacote
  • = para deixar o pacote nesta versão até a segunda ordem
  • G para filtrar ou alterar a exibição da lista de pacotes
  • filter(~i !~M) mostra apenas os pacotes instalados manualmente
  • m para marcar um pacote como instalado manualmente
  • M para marcar um pacote como instalado automaticamente
Pacotes recomendados

Uma boa coisa a se fazer ao instalar o sistema do zero é configuraro aptitude para não instalar os pacotes recomendados automaticamente,somente as dependências. Isso poupa dezena de pacotes que vocêprovavelmente não quer.

A opção está disponível no menu Options -> Preferences, que pode ser acessado pressionando CTRL-T. Desmarque a opção Install recommended packages automatically.

Pacotes desnecessários

Logo abaixo tem a opção Remove unused packages automatically.Confirme que ela esteja marcada para garantir que pacotes que foraminstalados para satisfazer dependências sejam removidos quando nãoforem mais necessários.

Download size

Ainda nas preferências, acho legal incluir a coluna com o tamanho dopacote a ser baixado, em caso de atualização ou nova instalação.

Edite a opção The display format for package views e inclua o atributo %o. Aqui a configuração ficou %c%a%M%S %p %Z %o %v %V.

Saber o tamanho do download ajuda na hora de priorizar algunspacotes e desistir de outros, caso tenha muita coisa para atualizar.

Ignorando atualizações

Para atualizar o sistema, utiliza-se a tecla u(minúsculo) para atualizar a lista de pacotes do repositório (o mesmoque o comando aptitude update ou apt-get update) e depois a tecla U(maiúsculo) para marcar para atualização os pacotes com versões maisnovas disponíveis (o mesmo que aptitude upgrade ou apt-get upgrade).

Para executar as alterações, pressione g (minúsculo). Você será levado para uma tela de preview. Pressione g novamente para confirmar.

Se quiser ignorar alguma atualização, pressione : em cima do pacote que deseja ignorar. Ele ficará como upgradable até o próximo upgrade (U).

Caso prefira manter o pacote na versão atual indefinidamente, pressione = em cima do pacote para deixá-lo em hold. Ele ficará aguardando neste status até que você remova o hold.

Filtrando a lista de pacotes

Na tela principal do aptitude estão listados todos os pacotes dosrepositórios agrupados por tarefa, status e seção. Este agrupamentopode ser trocado através da tecla G (maiúsculo).

Uma visualização que faço frequentemente é filtrar os pacotes instalados com o filtro filter(~i !~M). O atributo ~i lista os pacotes instalados e o atributo ~M lista os pacotes instalados automaticamente para satisfazer dependências (neste caso, utilizado com negação).

Ao pressionar G, o filtro e agrupamentos ficam filter(~i !~M),section.

Marcar pacotes como instalados automaticamente

O benefício do filtro acima é poder diferenciar os pacotes querealmente se quer instalados dos que foram instalados por necessidade.

Utilizando o filtro e agrupmento como no exemplo anterior, a seção libsdeveria mostrar uma quantidade mínima de pacotes, já que o queutilizamos são os programas, sendo as bibliotecas apenas parasatisfazer dependências (salvo algumas exceções como a libdvdcss2, porexemplo).

Se com o filtro anterior forem exibidos vários pacotes na seção libsé porque, pro aptitude, estas bibliotecas foram instaladas manualmente.O problema disso é que, se todos os programas que utilizam a bibliotecaforem removidos, ela vai continuar lá.

Para marcar os pacotes como instalados automaticamente, pressione M (maiúsculo) em cima do pacote, ou em cima da seção para marcar todos como automáticos, como no caso das libs.

Se esta é a primeira vez que você faz isso, é comum que vários pacotes sejam removidos. Nesse caso, ao pressionar g para concluir as alterações, vale a pena dar uma boa olhada no preview antes de pressionar g novamente para confirmar.

Para marcar um pacote como instalado manualmente e evitar que eleseja removido quando nenhum outro pacote depender mais dele, pressione m (minúsculo) em cima do pacote.

Caso você tenha muita paciência ou mais nada de interessante pra fazer, pode ser um bom longo passatempo percorrer toda a lista de pacotes (com filter(~i !~M)) e marcar como instalação automática aqueles que você desconhece ou acha que não precisa.

Na dúvida é melhor deixar instalado, principalmente se for algum relacionado a boot ou filesystem.

Ignore tudo isso

Em quase 100% dos casos os usuários vão preferir desconhecer ospacotes instalados e só usar o Synaptic de vez em quando. Eu entendo.Afinal são só pacotes no computador. É que eu estava sem o que fazer eprecisava de algum lugar pra anotar isso, porque sempre esqueço.

Caso alguém se interesse, o User's Manual disponível no menu (através de CTRL-T) é mais completo do que man aptitude.


iMasters - Aproveitando melhor o aptitude - Linux

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio