A criação de softwares livres "deve ser a regra, e não a exceção, na empresa e um processo regular de desenvolvimento na rotina de trabalho". A proposta foi defendida por Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, companhia de tecnologia da informação da Previdência Social, durante a abertura do 5º Fórum de Tecnologia, Informação e Comunicação, em Brasília.

De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento de Software da Dataprev, Érico José Ferreira, o desenvolvimento de softwares livres está sendo feito com o engajamento de várias unidades estaduais da empresa.

Ele destacou que o sistema de código aberto usado atualmente permite, entre outros serviços, o acompanhamento do tempo de atendimento nas agências da Previdência Social. Ainda conforme Ferreira, na área do ensino a distância, o uso de uma ferramenta livre possibilitou a capacitação de 32 mil servidores nos últimos dois anos.

O executivo explica que a Dataprev é responsável também pelo desenvolvimento do Sistema de Acordos Internacionais de Seguridade Social, usada pelo Mercosul para transmissão de dados previdenciários de trabalhadores migrantes de países do bloco. Ferreira informou que estão sendo desenvolvidos projetos como o da TV Digital Social, que tornará disponíveis audiovisuais interativos do setor público na TV aberta. Com informações da Agência Brasil.

Fonte: TI Inside Online