Stephen Hemminger afirma que os drivers que a empresa cedeu para incorporação ao Linux estavam em desacordo com a licença.1248790600334_58

Os programas foram liberados na semana passada pela Microsoft sob licença GPL v2. Servem para que o Linux rode com melhor desempenho sobre o virtualizador Hyper-V, que é parte do Windows Server 2008. Deverão ser incluídos numa versão futura do kernel do Linux. Hemminger é engenheiro chefe da empresa Vyatta e um ativo desenvolvedor de software livre. Ele conta, em seu blog, sua própria versão de como esses drivers, que já existiam antes, acabaram sendo liberados sob a GPL v2, que a Microsoft criticou duramente no passado.

Segundo Hemminger, os três programas da Microsoft usavam componentes livres, licenciados sob GPL, a licença mais difundida no mundo do software livre. Mas ele diz ter descoberto que esses componentes estavam associados a código binário exclusivo da Microsoft. Como a GPL proíbe misturar código aberto com fechado, aquela seria uma óbvia violação da licença. "Em vez de criar confusão, meu objetivo era resolver o problema. Pedi ajuda a Greg Kroah-Hartman. Como a Novell tem uma relação (muito) próxima com a Microsoft, achei que ele poderia persuadir as pessoas responsáveis a acertar a questão", diz Hemminger.

Como comentei na semana passada, Kroah-Hartman, que trabalha na Novell, teve um papel importante em orientar a Microsoft na liberação dos programas. Na avaliação de Hemminger, a questão teve um final feliz: "A liberação dos drivers é boa notícia para os usuários, para os desenvolvedores e também para a Microsoft", diz ele.

Fonte: Blog Maurício Grego Info