O II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009 será realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro, pela Secretaria Executiva do Comitê Executivo do Governo Eletrônico, exercida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI/Ministério do Planejamento e pelo Comité Técnico de Implementação de Software Livre - Cisl. O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2009, nas instalações da Escola de Administração Fazendária - Esaf.

Desde a edição de 2008, o Consegi pretende ser um evento estratégico no estímulo ao debate de temas da política e gestão de tecnologias em software livre, permeado pelos conceitos de promoção da cidadania, interoperabilidade dos sistemas de governo, compartilhamento do conhecimento e adoção de normas e padrões.

O Consegi é um importante espaço para promover a troca de experiências e informações entre instituições da Administração Pública, sociedade civil organizada e representantes de países parceiros. Palestras, painéis e oficinas, terão lugar na edição de 2009 que será marcada pelo caráter técnico, onde se priorizará a difusão das tecnologias desenvolvidas em plataformas abertas.

A cooperação e o compartilhamento tecnológico dentro do governo, nas três esferas, favorecem a prestação dos serviços públicos à sociedade, a redução de custos no desenvolvimento de ferramentas semelhantes, além de ativar uma rede de colaboração e produção dos agentes públicos.

A edição 2009, ainda terá, uma importante chancela, visto que o Consegi fará parte das programações oficiais do Ano da França no Brasil.