Haiku, clone do antigo BeOS, ganha suporte a WiFiJuly 15, 2009, by Miguel Matiolla - No comments yetViewed 19 timesClone Open Source do "ex-melhor-sistema-operacional-do-mundo" agora pode navegar sem fios, graças a código emprestado do FreeBSD
Criado por fãs em 2001 como uma tentativa de ressuscitar o BeOS com um "clone" Open Source, o sistema operacional Haiku deu mais um grande passo rumo a uma "versão final" usável no dia-a-dia com o anúncio da primeira implementação funcional de um driver para interface de rede WiFi.
O código de Wi-Fi para o Haiku, escrito pelo programador alemão Colin Günther, foi adaptado do FreeBSD e no momento só permite a conexão a redes WiFi desprotegidas (sem nenhum tipo de autenticação ou criptografia) usando placas equipadas com chipsets específicos da Atheros. Com sua implementação, Colin foi capaz de navegar na internet e baixar um arquivo de 100 MB sem problemas, segundo informações do site oficial dedicado ao desenvolvimento do sistema.
Colin afirma que não prestará nenhum tipo de suporte ao software atual, que foi desenvolvido apenas com o propósito de adquirir conhecimento. O próximo passo, segundo o programador, é criar uma implementação WiFi nativa, projetada especificamente para o Haiku.
O Haiku pode ser baixado de seu site oficial em www.haiku-os.org.
O que era o BeOS?
O BeOS foi um sistema operacional gráfico para computadores pessoais desenvolvido pela Be Inc a partir do início da década de 90. Conhecido por seu excelente desempenho, principalmente em relação a multitarefa e multimídia, o sistema atraiu uma legião de fãs fervorosos mas sucumbiu às pressões do mercado e de gigantes como a Microsoft e a Apple.Depois de uma tentativa da Be Inc de reposicionar o software como uma solução embarcada para dispositivos conectados à internet (como o eVilla, da Sony), todos os direitos sobre o código-fonte original foram vendidos à Palm Source (na época a divisão de software da Palm Computing), que pretendia usá-lo como base para uma nova geração do Palm OS. Após isto o sistema, de fato, "morreu" comercialmente.
Fonte: IG Tecnologia
PSL-Brasil - Haiku, clone do antigo BeOS, ganha suporte a WiFi - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário