Antes disponível apenas no celular, My Location poderá ser acessado no serviço Google Maps pelos browsers Firefox 3.5 e Chrome 2.0.

O serviço de localização móvel My Location, do Google, acaba de ir para o desktop. A companhia anunciou na quinta-feira (9/7) que o recurso que mostra a localização do usuário nas buscas móveis estará disponível também no Google Maps tradicional, por meio dos navegadores Google Chrome 2.0 (incluindo a ferramenta Google Gears) e Firefox 3.5, da Mozilla

Ao visitar Google Maps, o usuário verá um botão "My Location" ou "Mostrar meu local" no canto esquerdo superior do mapa. Basta clicar nele e um círculo azul aparecerá no local aproximado do mapa onde o usuário está.

Para fazer essa localização, o My Location usa o padrão W3C Geolocation API, funcionalidade oferecida recentemente nos novos navegadores que permite a qualquer site descobrir a localização geográfica do usuário.

A nova função também pode ser incorporada ao browser Internet Explorer 8, da Microsoft, por meio de um gadget na barra de ferramentas "Toolbar Labs" do Google.

O Geolocation API pode usar a conexão Wi-Fi ou mesmo o endereço IP (Internet Protocol) para determinar a localização. O Google alerta, porém, que algumas vezes a localização não é precisa - e algumas vezes o serviço simplesmente será incapaz de determinar onde o usuário está.

Uma vez localizada a região do usuário, as buscas por qualquer tipo de estabelecimento começarão a oferecer resultados baseados em endereços próximos.

Em um post publicado no blog do Google Maps e Earth, a companhia frisa que respeita a privacidade e apenas compartilha a localização dos usuários após autorização deles. Além disso, a configuração de privacidade pode ser alterada sempre que o usuário quiser.

Fonte: IDG NOW