Bing versus ChromeJuly 14, 2009, by Miguel Matiolla - No comments yetViewed 34 timesEsta é uma comparação pouco usual. Afinal, o Bing é uma ferramenta de busca e o Chrome, um navegador de internet (não estamos escrevendo sobre o sistema operacional de mesmo nome anunciado pelo Google na semana passada).
Como comparar produtos diferentes? Simples. Os dois têm a mesma missão: desafiar o líder da categoria.
O objetivo deste comparativo é saber qual das duas apostas - o Bing, da Microsoft, ou o Chrome, do Google - provocou mais estragos.
Antes, as credenciais. O Bing, lançado no começo de junho pela Microsoft, chegou para ameaçar a folgada liderança do Google, que tem entre 60% e 70% de participação no segmento de buscas, dependendo da pesquisa que você veja.
A versão anterior de busca da Microsoft, o Live Search, estava em terceiro lugar considerando as buscas somente no mercado norte-americano.
O Chrome, lançado pelo Google em setembro de 2009, chegou para fazer frente ao Internet Explorer, navegador de internet da Microsoft, líder do setor com mais de 60% de participação no mercado, de acordo com várias pesquisas.
Agora os números
Vamos avaliar o Chrome. O navegador de internet do Google conseguiu conquistar uma participação de mercado de 1,4% até agora em 2009, segundo dados da consultoria Net Applications.
O browser da Microsoft tem 66,44% de participação. É fato que ele vem perdendo espaço, mas não é para o Chrome, do Google, e sim para o Firefox, navegador de internet de código aberto da Fundação Mozilla.
Observe agora os dados do segmento de buscas. A StatCounter Global Stats, que analisa o tráfego de web sites, publicou que o Bing da Microsoft ultrapassou a ferramenta de busca do Yahoo no começo de julho.
Segundo os dados da empresa, o Bing tinha 12,9% de participação das buscas nos Estados Unidos no começo de julho. O Yahoo conta com 10,15%.
Dados preliminares de meados de junho da comScore, empresa que mede o tráfego online, também indicavam que o Bing da Microsoft havia ultrapassado o Yahoo nos Estados Unidos.
O importante notar é que as duas pesquisas mostram que a posição e a participação de mercado do Google permanecem inalteradas.
Conclusão
Bing e Chrome fizeram muito barulho, mas eles não foram capazes de provocar alterações na participação dos líderes de mercado.
O Bing, pelos dados iniciais deste primeiro mês, está conseguindo roubar uma fatia maior do Yahoo do que do Google, cuja participação no mercado de buscas manteve-se inalterada desde que o buscador da Microsoft foi lançado.
O navegador de internet Chrome também não conquistou os corações e mentes dos usuários de internet mundiais. O Internet Explorer, da Microsoft, mantém sua lenta e contínua queda, mas quem o desafia é o Firefox, da Fundação Mozilla.
Essa rápida análise apenas indica que a aventura do Google pela arena dos sistemas operacionais não será um caminho fácil, nem de crescimento rápido.
Quando há um líder estabelecido, com mais de 50% de participação de mercado, como são os casos do Internet Explorer e a busca do Google, as mudanças são lentas. Muito mais lentas do que as empresas podem imaginar e a vã filosofia do Google e Microsoft gostariam de esperar.
Fonte: IDG NOW
PSL-Brasil - Bing versus Chrome - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário