Sociedade em rede é instrumento de inovação para grandes empresasJune 3, 2009, by PSL-Brasil - No comments yetViewed 13 timesDiretor-geral do Centro de Barcelona da Telefônica I+D fala das novas tecnologias na Campus Party. Meio Ambiente x Tecnologia é tema do primeiro encontro do Momento Telefônica
"É muito bom ser geek em uma sociedade em rede." Foi com esta declaração que o diretor-geral do Centro de Barcelona, linha de negócios do grupo espanhol dedicada à inovação e desenvolvimento, Carlos Domingo Soriano, encerrou sua palestra do Momento Telefônica, nesta quinta-feira, dia 22, da Campus Party Brasil 2009. Soriano falou a uma platéia repleta de geeks (ele próprio havia se apresentado como um no início do painel) sobre como a inovação pode se adaptar aos novos fenômenos da hiperconectividade e das redes sociais. "As ferramentas da sociedade em rede são poderosas e contribuem decisivamente para promover a inovação. É por isso que dentro de uma empresa grande como a Telefônica há muita gente como você", disse.
Para demonstrar como o processo se dá, Soriano deu exemplos desde o uso de microblogs (o mais popular é o Twitter) no ambiente corporativo para dividir e obter informações rapidamente até o investimento em companhias inovadoras que desenvolvem soluções digitais onde todos ganham.
E dividiu com os presentes cinco passos para o sucesso dessa iniciativa: 1. compartilhar tudo; 2. manter contato com a rede; 3. trabalhar com terceiros (a inovação acontece em todo lugar); 4. manter uma rede de inovação (com companhias parceiras); e 5. a organização ter uma cultura de inovação.
Meio ambiente x TecnologiaNo primeiro encontro do dia do Momento Telefônica, o tema Meio ambiente x Tecnologia gerou questionamentos sobre os impactos da tecnologia, com a presença de Felipe Fonseca, Marussia Whateley (ISA - Instituto Socioambiental) e Luiz Algarra (Papagallis). A reciclagem de material tecnológico não vai dar certo até que não haja uma legislação para isso. Precisamos discutir sobre a produção e o consumo, a mão-de-obra precária, o reuso e o descarte responsável dos computadores, celular etc., argumentou Felipe, representante da MetaReciclagem, uma rede que atua desde 2002 e que, a partir do intercâmbio com a plataforma Waag-Sarai (Holanda-Índia), passou a definir-se não mais em função de um grupo que recicla computadores, mas uma rede aberta que promove a desconstrução e apropriação de tecnologias.
PSL-Brasil - Sociedade em rede é instrumento de inovação para grandes empresas - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário