FislauditorioO FISL tem se tornado, ao longo dos anos, uma data marcada com destaque na agenda de todos os usuários e desenvolvedores de Software Livre da América Latina (do Mundo?)... Não somente deles, na realidade… Os profissionais de TI e todo o ecossitema na volta da Informática está cada vez mais consciente do Software Livre. É com orgulho que digo isso, já que tenho feito parte da organização desse evento… No entanto, essa edição vai estar imperdível! Eis os motivos para que ache isso:

  1. Reencontrar os amigos. O FISL sempre teve esse “viés” social. É muito bom encontrar em carne e osso as pessoas com quem você se relaciona apenas eletronicamente a maioria do tempo. Nesse sentido o FISL sempre me lembrou dos antigos encontros de SysOps ou de usuários de uma ou outra BBS… Bons tempos aqueles.
  2. Encontrar ícones do Software Livre. E temos muitos esse ano! Desde o fundador do movimento (Richard M. Stallman) passando por gente proeminente (como o Michael Tiemann) até membros controversos (Peter Sunde). Isso também é uma característica do FISL: hackers são hackers… Tenham renome e reconhecimento internacional ou não. O trabalho desses ícones não é mais importante do que do anônimo, que luta em um Telecentro comunitário para ensinar crianças carentes e programar… No FISL, eles estão lado-a-lado.
  3. Participar das oficinas. E teremos oficinas muito legais esse ano! Imperdível, por exemplo, a sessão de Kernel Hacking, em que hackers do Kernel ensinarão como participar de seu desenvolvimento.
  4. Ter sua chave assinada por um montão de gente. Até ontem já tínhamos quase 100 chaves inscritas na Festa de Assinatura de Chaves e até o dia 21, quando as inscrições para a festa encerram, seguramente superaremos esse número. (Corra!).
  5. Tentar participar na Arena (sim ainda dá tempo de tentar! Tá valendo 3 Android G1!), ou torcer pelo seu grupo preferido. Além disso, o desafio da Arena será bastante relevante… Pena que não posso revelar mais detalhes ;-)
  6. Participar do festival de Robótica Livre... Uma novidade do FISL. Se você tem habilidade suficiente (eu, com certeza, não me incluo nesse grupo) de repente até conseguir alguns planos para montar o seu próprio robozinho…
  7. Tomar uma cerveja (ou refrigerante, suco, etc) com o Peter Sunde (e mais uma galera) no Bar Ocidente.
  8. Distribuir o seu currículo em troca de brindes (ou não)... Sempre é bom ter opções no mercado de trabalho em expansão do Software Livre. Muitas empresas expositoras estão contratando e, com certeza, no FISL elas encontram um grande “celeiro” de talentos entre os participantes.
  9. Atualizar-se com os temas das “Desconferências”, ou debater “Música Para Baixar” no Festival de Cultura Livre. Muita gente acha que o FISL deveria ser mais técnico e tal… Mas a Cultura Livre representa a vitória da nossa filosofia no campo Cultural. Sim! O Software Livre está ensinando a sociedade… Quão legal pode ser isso? (De qualquer forma, pela quantidade e qualidade das sessões técnicas, acho que todos ficarão satisfeitos esse ano).
  10. Conferir as surpresas que estão sendo preparadas. Todos os anos tem alguma, mas esse ano valerá bastante a pena… Podem acreditar!
Os contrastes que o FISL proporciona é o que mais me chama atenção nesse evento. Em que outro lugar você pode ver líderes de corporações, empresários, governantes com toda a segurança ao redor circulando em meio a juventude, aos hackers, aos estudantes e pesquisadores? De um lado, pessoas dando um tempo, lendo emails com o notebook no colo sentados no chão; de outro, grandes negócios sendo fechados por engravatados de grandes empresas. Algumas pessoas acham isso inconveniente, mas eu acho isso fantástico! Icônico até! Uma representação muito interessante dos novos tempos…

Veja… eu sou a fonte mais suspeita para falar do FISL: como eu já disse, tenho orgulho desse evento. Por isso resolvi limitar em 10 as razões nesse artigo (mais do que isso tenho certeza que começaria a ser muito parcial). Obviamente, excluí as razões que se repetem todos os anos… Independentemente disso, cada um tem a sua razão para participar no FISL. Qual é a sua?

Por Marcelo Branco

Fonte: http://www.nardol.org/2009/6/19/dez-razoes-para-nao-perder-o-fisl10-de-jeito-nenhum