Fisl_novo

Os conceitos de colaboração, trabalho em rede e inteligência coletiva, que marcam o universo do software livre, migraram também para a cobertura jornalística do 10º FISL. Está no ar, desde a manhã de quarta-feira (24/6), a Agência FISL. Iniciativa da TV Ovo e do blog Outras Palavras, ela traz bem mais que o material produzido pelos redatores e repórteres dos dois veículos. Graças a um potente agregador, é possível consultar e acessar, numa única página todo o conteúdo (texto, vídeo, áudios e fotos) gerado por mais de 200 sites e blogs inscritos para o evento.

O sistema foi inteiramente construído em software livre, a partir  do tema One News, desenvolvido pela comunidade WordPress - configurado para receber e publicar instantaneamente, via RSS, centenas de matérias. Um passeio pela página agregadora, feito no final da manhã desta quarta, permite ter noção da enorme diversidade de relatos e pontos de vista que compõem a cobertura compartilhada. É possível encontrar, lado a lado, notícias técnicas (relato de workshop sobre PHP extremo ou o uso de "espelhos" em linguagem Java), histórias pessoais (um "manual de sobrevivência no FISL") e notas políticas (da campanha pela liberdade da net à memória do "dia em que Brizola domou a Globo" e aos "computadores ecologicamente sustentáveis).

O surgimento da Agência FISL ressalta o crescimento da blogosfera e da comunicação compartilhada. Nos últimos anos, os jornais diários e as TVs tem sofrido queda constante de audiência. Em contrapartida, uma parcela cada vez mais ampla da opinião pública passou a acompanhar (e confiar) em blogs, sites e espaços de informação criados no YouTube, Flickr e outras plataformas. A mudança multiplica as opções de escolha e tende a quebrar o oligopólio do que antes era chamado de "grande mídia" - mas isso é apenas parte de uma transformação mais ampla. A emergência da blogosfera permite prever um momento em que a sociedade deixará de ser consumidora de notícias e passará a produzir, ela própria, informação sobre o que é relevante. Nesse instante, o papel de intermediação exercido pela "imprensa" deixará de fazer sentido.

Como em todas as mudanças de paradigma, há muitas questões em aberto. De que forma reconstituir na internet, em novas bases, o papel de espaço público antes exercido pela mídia de massas? Como evitar que cada blogueiro se satisfaça com a possibilidade de difundir suas narrativas e idéias, esquecendo-se da comunicação, sem a qual não há consciência e transformação social? A criação de redes de sites e blogs pode ser uma resposta a esta pergunta.

As coberturas compartilhadas acompanham, há anos, eventos ligados à construção de novas relações sociais. No I Fórum Social Mundial, realizado em 2001, também em Porto Alegre e na PUC-RS, surgiu a Ciranda Internacional de Informação Independente. Numa época em que não havia blogs e os sites eram, em geral, alimentados em linguagem html, ela permitiu, que centenas de jornalistas publicassem em tempo real, graças a um publicador rudimentar com senha compartilhada, seus relatos. A Agências FISL é uma espécie de Ciranda 2.0. "Nosso contribuição é em reunir, num único ambiente, conhecimentos multidisciplinares, saberes e pontos de vista diversos e complementares. Ao fazê-lo, ampliamos as possibilidades de colaboração entre quem participa do FISL e de sua narrativa", afirma Paulo Henrique Teixeira, colaborador da TV Ovo e integrante da equipe da agência. 

A agregação no sistema é automática: não é necessário nem republicar as matérias, nem inscrever-se. Sites ou blogs que ainda não estejam incluídos na página de agregação, por não terem sido localizados, podem solicitar esta inclusão escrevendo para agenciafisl@gmail.com.